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GESTÃO DAS REDES SOCIAIS DA SUA EMPRESA

Uma boa parte dos empresários já questionou sobre a necessidade de criar uma conta nas redes sociais para a sua empresa. Dúvidas sobre qual seria o momento certo para passar a utilizá-las ou em qual das redes é mais relevante estar são comuns e, quando bem respondidas, podem fazer com que a gestão de redes sociais de uma empresa seja efetiva e traga resultados positivos no segmento em que faz parte. 

O problema é que esse processo não é tão simples como pode parecer. A facilidade com que nos acostumamos e nos adaptamos às redes sociais, pode nos levar a pensar que realizar a gestão de redes sociais de uma empresa seja semelhante a lidar com um perfil pessoal. A realidade é que você vai, provavelmente, perceber em pouco tempo que administrar um perfil empresarial exige mais do que simples minutinhos do seu dia. 

Além da criação e da publicação de conteúdo, a gestão de redes sociais também precisa recorrer a análises e relatórios. Você ficaria impressionado ao saber quantos trabalhos os profissionais de marketing de redes sociais precisam concluir todos os dias. Mas para a felicidade da agência, há várias ferramentas incríveis de gestão de mídia social disponíveis para auxiliar nessa jornada digital que otimizam seus fluxos de trabalho, ajudam você a economizar tempo e até garantir que seu conteúdo chegue ao seu público-alvo. 

Quando nos voltamos àquelas perguntas iniciais, percebemos que elas surgem por não ter tido um planejamento prévio de mídias sociais, o que com certeza vai deixar o caminho bem mais longo e incerto. Se você deseja evitar esse mar de dúvidas, atente-se aos pontos abaixo!  

 

COMECE PELO COMEÇO! 

 

Pode até parecer óbvio, mas será mesmo? Muitas empresas acabam fazendo o caminho inverso e depois se perguntam o motivo de ter dado errado. Há pontos que você não pode ignorar ou simplesmente deixar para depois, achando que com o tempo as coisas irão “se ajeitar”. De antemão, já avisamos que quando se trata da gestão de redes sociais, as coisas não são tão mágicas assim. Saiba mais: 

 

A primeira coisa que fiz foi criar o perfil, tô certo, né? 

Não! Ao contrário do que se pode pensar, o primeiro passo para a criação de uma rede social corporativa pode ser tudo, menos criar de imediato o perfil! Até porque ao fazê-lo, você estará dando um tiro no escuro. É necessário que haja um entendimento prévio, de modo que você saiba exatamente onde está pisando. Mas calma! Esse não é de todo o ruim. Prossigamos! 

  

Tô confuso sobre a linguagem que vou utilizar 

É comum que você tenha dúvidas sobre qual a melhor linguagem a ser utilizada para atrair o seu público. E é necessário que esteja bem claro para quem a sua empresa fala ou gostaria de falar no mercado. A depender do público que tenha, sua idade, gênero e profissão, por exemplo, irão determinar se o melhor a fazer é uma gestão de mídias sociais com uma linguagem mais formal ou informal. 

  

Não tenho conteúdo para postar toda semana 

Outra situação que costuma acontecer muito após criar um perfil corporativo na rede social é depara-se com a escassez de conteúdo. O tempo é corrido e a rede social da sua empresa precisa de atenção. Certamente se dividir entre a rotina administrativa e a gestão de redes sociais da sua empresa não vai ser uma tarefa que conseguirá equilibrar por muito tempo. É nesse momento que se dará conta da necessidade de um planejamento prévio de mídias sociais. Através dele, você terá um direcionamento do que vale a pena ser postado a cada mês, além de não correr o risco de deixar as redes sociais ora lotada de posts, ora com posts desatualizados. 

  

Como posso atrair seguidores e potenciais clientes? 

Os meses vão passando e a rede social da sua empresa permanece com o mesmo número de seguidores do início, isso não é um bom sinal! E a dúvida campeã quando se trata de uma gestão de rede social corporativa é: como aumentar os meus seguidores? A resposta não tem um manual pronto, mas saiba que as redes sociais oferecem formas de patrocinar suas postagens, de modo a alcançar um maior número de público. Porém, além disso, é necessário que você escreva aquilo que o seu público gosta de ler e que combina com o seu segmento. Não faz sentido uma fábrica de cimentos postar uma notícia sobre a última novidade em cosméticos para o rejuvenescimento. Percebe? 

Se viu em algumas dessas dúvidas? Se sim, esse é um dos sintomas que aparecem logo após criar uma rede social corporativa sem um plano de gestão de redes sociaisEsperamos que você tenha percebido que realizar a gestão de mídias sociais de uma empresa não é uma das tarefas mais fáceis. O estudo contínuo nesse meio é uma necessidade, já que as mudanças surgem a todo o momento e quem não se adapta vai sendo considerado como obsoleto. Fique de olho e torne a sua empresa forte através das redes sociais!