IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL 

Todo dono de empresa, seja ela pequena ou média, já deve ter ouvido a palavra ‘consultoria’ inúmeras vezes na vida. E se você ainda não é um, temos certeza de que pelo menos uma vez ela já chegou aos seus ouvidos. A verdade é que a consultoria pode se aplicar a diversas esferas de negócios, mas qual seria a importância de uma consultoria de marketing digital? 

Para você que deseja implementar novas campanhas, reestruturar suas capacidades digitais, como usar as ferramentas das redes sociais, ou lançar uma nova iniciativa para otimizar seu desempenho, é hora de contratar os serviços de uma consultoria de marketing digital. Para isso, busque por uma agência de marketing digital que possa te ajudar a organizar suas ideias e conceitos, a montar estratégias e, por fim, colocar as etapas do seu projeto em execução.  

  

O que é uma consultoria de marketing digital? 

 

A consultoria de marketing digital é o braço direito da empresa que deseja auxílio para seguir o melhor caminho e tomar atitudes que favoreçam aos seus negócios. Através da consultoria, você pode ter uma visão diferenciada sobre as mudanças que são necessárias na sua empresa. Visão essa que muitas vezes o empresário não possui, justamente, por estar envolvido demais nas atividades internas. A rotina pode gerar um acômodo, fazendo com que atitudes sejam tomadas sem o devido planejamento, levando a escolhas erradas que podem interferir bruscamente na empresa, seja no seu orçamento ou na sua imagem perante o mercado. 

Já sabemos que uma boa consultoria de marketing digital orienta a empresa quando ela busca se posicionar no espaço digital, oferecendo avaliações personalizadas por meio de um processo que inclui otimização e desenvolvimento de soluções para sua marca. Só que para isso, a empresa precisa desenvolver um planejamento que garanta que seus esforços e investimentos em marketing digital deem frutos, ao mesmo tempo que busca o aconselhamento especializado e qualificado para avançar. As consultorias digitais ajudam a resolver qualquer uma dessas questões e te permite ter uma presença digital adequadamente otimizada. 

Quando trazemos essas escolhas para o marketing utilizado nas empresas, percebemos que boa parte delas, muitas vezes, tomam decisões para ações de divulgação que não atendem a sua necessidade imediata. Vamos nos valer de um exemplo para ilustrar a situação: digamos que uma empresária possui uma pequena empresa que planeja móveis, ela tem pretensões de expandir seu negócio abrindo outra loja, já possui uma boa clientela e é bem conhecida na região que está situada. O desafio agora é divulgar sua empresa para que sua nova filial conquiste clientes, desenvolvendo-se assim como a primeira. A empresária X viu alguns busdoors na rua e julgou ser a melhor ação para investir na sua empresa, porém gastou um orçamento significativo e não obteve retorno. O que fazer diante disso? 

 

Por que contratar uma consultoria de marketing digital? 

 

Nem sempre o que se julga ser a melhor ação a realizar, atende a real necessidade de uma empresa. Escolhas sem planejamento estratégico, definitivamente, fazem a sua empresa jogar dinheiro fora e com certeza nenhum empresário deseja isso. Lembra da empresária X? Pois bem, será que uma consultoria adequada, antes da tomada de decisão, não teria evitado o investimento errado? É justamente nesse tipo de situação que a consultoria vem agir, trazendo um olhar externo sobre as medidas que precisam ser adotadas para a empresa. 

No ambiente digital cada vez mais competitivo, as empresas estão lutando para atrair seus públicos-alvo. É por isso que você precisa comercializar sua empresa de uma forma eficaz para obter mais leads e clientes.  

A consultoria serve para aconselhar, analisar e traçar, junto à empresa, o que pode ser realizado para o seu crescimento. Dentro da consultoria são avaliadas as necessidades da empresa, se são urgentes ou não, o que pode ser feito para atendê-las e como deve se realizar esse investimento. Ou seja, desfaça-se da ideia de que responder positivamente a proposta de uma empresa de publicidade e propaganda para uma reunião de consultoria, irá ser perda de tempo para você, pois pode ser uma excelente oportunidade de ganho para os próximos meses da sua empresa. Pense nisso! 

É verdade que os serviços de consultores de marketing digital variam de acordo com suas necessidades. Alguns só irão lidar com campanhas de marketing específicas, enquanto outros podem optar por supervisionar toda a sua estratégia de marketing digital do início ao fim. Porém, no geral, podemos dizer que uma das principais vantagens em contratar um consultor é obter um ponto de vista externo. Eles veem as coisas com mais clareza ao ver de fora. 

Além disso, um consultor de marketing digital vai saber escolher adequadamente os canais de marketing digital certos para usar com base no seu produto/serviço e público-alvo. Dessa forma, você pode aumentar o reconhecimento geral da sua marca, o que é extremamente importante no mundo virtual.  

 

Como escolher uma consultoria de marketing digital? 

 

Se você percebeu o quanto perdeu tempo ao fugir da consultoria, por não saber os benefícios que a mesma traria para a sua empresa, calma! Ainda dá tempo de mudar essa situação. Como? Entrando em contato com uma agência de publicidade e propaganda que poderá lhe auxiliar a pensar um planejamento estratégico para a sua empresa. Mas, antes de sair imediatamente telefonando para todas as agências possíveis, anote alguns pontos que são importantes avaliar antes de escolher uma empresa para consultoria: 

Tempo no mercado: é fundamental certificar-se que a empresa tenha uma experiência no mercado. Caso contrário, poderá seguir conselhos amadores de quem ainda não possui firmeza para isso; 

Experiência no serviço: procure saber das experiências da empresa na prestação de serviço de consultoria. Não é porque é uma empresa de publicidade que, necessariamente, tenha experiência específica em consultoria. Fique ligado! 

Especialistas no meio: atente-se também sobre quem está fornecendo essa consultoria para a sua empresa. Certifique-se de que seja um especialista e não apenas alguém que leu muito sobre o assunto e possui uma ideia do que seja consultoria; 

Cases: busque informações sobre consultorias bem-sucedidas realizadas pela empresa. Planejamentos que foram implementados e que realmente trouxeram resultados, dessa forma, sua empresa não servirá como experimento para esse tipo de serviço. 

Você, empresário de uma pequena ou média empresa, entendeu como uma consultoria de marketing digital pode ser enriquecedora para a sua marca? Não perca tempo e usufrua do meio que só fez crescer nos últimos anos: o digital.