Há alguns meses o mundo se transformou, diante da chegada de uma ameaça invisível, o coronavírus. O que não bastava causar um impacto na saúde, progrediu para todas as esferas da sociedade, afetando às empresas. E, diante de uma nova realidade, em meio a uma pandemia mundial, a pergunta que mais paira na mente do empresário é “como uma empresa deve posicionar a comunicação” neste momento? 

Em um cenário delicado, toda e qualquer comunicação deve ser avaliada minuciosamente, para não gerar transtornos para a imagem da empresa que demande uma gestão de crise. É o momento de fugir do oportunismo e encontrar a oportunidade, não só de venda, mas também de estar mais próximo do seu público. Até mesmo porque, o cenário econômico foi diretamente afetado, mexendo não só com o caixa da sua empresa, mas também com o bolso dos seus consumidores.

Entenda agora como posicionar a comunicação da sua empresa da forma correta!

Um norte para trabalhar a comunicação do seu negócio

Parar de se comunicar no universo digital? Deixar as vendas de lado? O que comunicar para pessoas que estão vivendo um cenário de caos e perda constante? São muitas as dúvidas de posicionamento, mas você precisa ter algo bem claro em mente: não é hora de agir como se nada estivesse acontecendo! Se o mundo está mudando a forma de se relacionar, a comunicação do seu negócio também precisa se adaptar à nova realidade.

Por isso, aqui vão algumas dicas gerais:

  • Se as pessoas não estão saindo de casa, não adianta manter comunicações do tipo: “estamos te esperando aqui”. É um momento de utilizar a voz da sua empresa para também contribuir com uma causa. Os usuários costumam admirar marcas que se engajam em causas e preocupações sociais. Lembre-se: não é só sobre vendas, é sobre se relacionar com pessoas! 

  • Muito cuidado ao embarcar nos memes! O brasileiro pode possuir um senso ótimo para transformar situações inusitadas em piadas que viralizam, mas também sabem exatamente quando algo comunicado não “caiu bem” ou foi uma estratégia utilizada de maneira errada para se aproveitar de uma situação caótica.

  • As pessoas passaram a ficar ainda mais tempo conectadas. Sendo assim, a sua empresa também precisa estar! Então, respondendo a questão do início do parágrafo, não, não é hora de deixar de se comunicar no digital! É o momento de estar cada vez mais presente no mundo virtual. Porque a máxima “fique em casa”, conduz as pessoas diretamente para as pesquisas em seus notebooks e smartphones. Olha aí como a criação de site é essencial!

  • Adapte-se! Muitas empresas temem o posicionamento, acreditam que é uma estratégia que requer elaborações mirabolantes. Mas, na maioria das vezes, é simplesmente olhar o simples. Ações de empresas como o Mercado Livre, por exemplo, que adaptou a sua logo com a realidade atual. O que antes era um aperto de mão, se transformou em uma “batida” de cotovelos. Um posicionamento simples, mas que chama a atenção dos usuários e gera uma visão positiva sobre o negócio. Adicionar uma máscara, falar sobre a importância de lavar as mãos, dar dicas de cuidado ao chegar em casa… São coisas simples, mas que despertam a atenção do seu público. Eles podem até não comprar no momento, mas certamente terão maior apreço pelas marcas humanizadas quando chegar o momento de compra!

  • No gerenciamento de redes sociais o cuidado deve ser ainda mais redobrado. Isso porque é um ambiente onde o conteúdo é consumido mais rápido, podemos dizer que quase imediatamente. Por isso é preciso ter cuidado com o posicionamento da comunicação do seu negócio dentro delas. Uma boa alternativa é utilizar hashtags relacionadas com a causa atual quando os seus posts forem de dicas de prevenção, por exemplo. Mas atenção, cuidado com os termos que a sua empresa irá utilizar! A quarentena não é uma fase boa, como é frisado constantemente, não estamos de férias, não é um momento divertido, é um colapso mundial. Por isso, invista mais em conteúdos de ajuda, dicas para o bem-estar ou para manter a mente ocupada em meio a tanto tempo livre. Sim, toda e qualquer empresa pode produzir conteúdos sobre bem-estar, ainda que você venda cimento! A produção de conteúdo com foco em SEO está aí para isso! 

Já tenho um posicionamento, mas investir não pode se tornar um risco?

Qual é o setor, dentro de toda e qualquer empresa que, em momentos de crise, de imediato é pensado em se cortar a verba? Se você respondeu comunicação ou a área de marketing, acertou em cheio! O que a maioria dessas empresas não avaliam é que através do marketing elas têm muito mais a ganhar, gerando visibilidade para o seu negócio e atraindo leads para que se tornem compradores, do que possam imaginar. É um momento de você ter cautela no investimento financeiro em toda área? Sim! Mas ter cautela não significar cortar o investimento de forma integral. É melhor investir pouco na comunicação do negócio do que não investir nada! Você está investindo?

No tópico anterior, falamos sobre as pessoas estarem cada vez mais conectadas. Isso significa que a sua empresa precisa estar lá. O número de deliverys e busca pela compra on-line está aumentando consideravelmente e a sua empresa precisa estar pronta para este novo cenário durante e pós-pandemia. Você já parou para pensar nisso? Durante um bom tempo, ações offline, de pessoa para pessoa, estarão suspensas, como o seu negócio será visto, caso tenha dependido exclusivamente dessas ações durante todo esse tempo anterior à pandemia? Sendo assim, empreendedor, mais uma vez reafirmamos: não, não é o momento de deixar de investir no digital. Não é o momento de deixar de investir na comunicação do seu negócio! E para que você não corra riscos, precisa encontrar a agência de publicidade e propaganda que tenha competência, estratégias e experiência adequada para somar com o seu negócio. Posicionamento de marca é algo sério e que requer sua atenção!

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