Mark Zuckerberg, o CEO da Meta, anunciou, na última segunda-feira (18), uma nova ferramenta que possibilita o pagamento pela DM. Assim, os usuários do Instagram nos EUA continuarão a comprar produtos de pequenas empresas enquanto acompanharão os pedidos por meio de mensagens no bate-papo. Mas, para além de um facilitador, o que esse recurso significa para o Marketing, especificamente, o voltado às redes sociais? 

Vamos começar do começo. 

Esse lançamento ocorre devido a mudança de nome do Facebook Pay para Meta Pay, no mês passado. No entanto, os recursos atuais do produto e a experiência geral do usuário continuam os mesmos no Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger. De acordo com o próprio Zuckerberg, a ideia dessa mudança no sistema é fazer com que as pessoas que utilizem o metaverso possam ter tudo o que compraram reunido em um só lugar. 

Continua salientando que embora o serviço permaneça, teoricamente, o mesmo, o novo nome representa o início da criação uma carteira digital para o metaverso. Com essa carteira digital, para ele, será possível os usuários gerenciarem com segurança suas identidades, o que compram e como pagam. 

 

O que essa ferramenta nos diz sobre o Marketing nas Redes Sociais?

 

E o como o novo recurso do Instagram entraria nisso tudo? Bem, ao longo dos últimos anos, a rede social cresceu muito no número de usuários e, dentre eles, há diversos pequenos empreendedores que são dependentes do aplicativo para ganhar visibilidade. 

Uma consequência dessa crescente, por exemplo, é adição do modelo do Reels como uma forma de comércio digital a fim de competir com o serviço de compras do TikTok, outra rede social que vem se superando. 

Já esse recurso mais recente só vai estar disponível para aquelas contas qualificadas que tenham contas comerciais vinculadas aos perfis.  

Os numerosos usuários do Instagram entram em contato com os anunciantes dos vários produtos presentes na rede. Para dialogar com esse cenário atual, a Meta vê as mensagens comerciais como uma área chave para aumentar a receita da empresa. Afinal, dessa forma, as empresas poderão entrar em contato direto com o cliente, podendo atualizá-lo e tirar dúvidas sem que o comprador tenha que utilizar outro aplicativo para efetuar o pagamento. 

Isso nos mostra como a rede social evoluiu e está evoluindo de uma mera plataforma de fotos para algo muito maior: uma importante divulgadora de marcas. Para isso, existe a necessidade de facilitar todo o processo de compra a fim de se moldar às novas visões de Marketing Digital. Claro, não só o Instagram, mas pensemos nele como um grande nome no setor.  

Sabemos que em um mundo que não irá parar de se modernizar, temos que passar a atender essas expectativas tecnológicas no Marketing. É isso ou ficar para trás. Escolha manter sua marca firme e forte, ao estudar as atualizações que ocorrem no mercado e como elas podem auxiliá-lo.