5 vantagens do 5G para o Marketing Digital

Com a data ainda imprecisa para chegar em todo o Brasil, mas cada vez mais próximo disso, o 5G promete aumentar a importância do papel do marketing digital para os usuários, assim como proporcionar uma conexão mais veloz nas principais capitais do país. 

Já que o 5G fornecerá a conexão de internet móvel mais rápida de todos os tempos, alguns especialistas sugerem que, particularmente para o marketing digital, essa nova geração de conectividade sem fio pode muito bem trazer novas oportunidades para a área. 

Embora seja um momento empolgante para a evolução tecnológica, é também um momento de urgência econômica. Com a pandemia de Covid-19, aprendemos o quanto somos dependentes da internet para diversos setores da nossa vida, e o 5G deve fornecer novas capacidades de evoluir a forma como os dados são usados tanto pelas empresas quantos pelos consumidores. 

É sim verdade que o 5G pode trazer maiores vantagens às empresas, porém , apenas se elas tiverem uma boa noção dos dados obtidos pela equipe de marketing, além de um ambiente digital bem estruturado. Não só para a chegada do 5G no país, mas até como uma forma de se desenvolver digitalmente para crescer no mercado atual: está fora de cogitação deixar a tecnologia de lado ou para depois, no cenário em que estamos. 

É exatamente por isso que entraremos em mais detalhes e te mostraremos como os profissionais de marketing digital poderão reimaginar e evoluir as maneiras de se comunicar com o público-alvo:

A publicidade em vídeo ganhará mais força

Desde da proliferação da tecnologia 4G observamos um aumento dramático na publicidade em vídeo em dispositivos móveis. Isso explica, de certa forma, por que várias das principais redes sociais, como o TikTok e o Instagram, tornaram a transmissão ao vivo um recurso importante. O que antes não era possível, pois sabemos como o vídeo pode ser pesado em dados. Agora imagine esse cenário com o 5G: os tempos de carregamento serão extremamente rápidos, podendo integrar vídeos de alta definição às publicidades em canais de marketing móvel. Então é essencial que os profissionais de marketing invistam na criação de vídeos para que estejam bem posicionados;

O uso do bloqueador de anúncios poderá cair

Por ser mais rápido, o 5G pode levar o consumidor a não usar algum bloqueador de anúncio. Atualmente, a maioria das pessoas que usam bloqueadores de anúncios diz que a velocidade de carregamento lenta é sua principal queixa. Com o 5G resolvendo essa questão, será mais propício para os profissionais de marketing enviarem anúncios para mais pessoas. O consumidor não ficará frustrado com anúncios lentos ou travados, aumentando, assim, a relação entre ambas as partes;

Aumentará a personalização para o cliente

O 5G tornará possível personalizar as experiências do usuário como nunca antes. Os dados poderão ser coletados de um grupo mais amplo de usuários e se tornarão mais segmentados e detalhados. Como, por exemplo, verificar os dados de um carrinho de compras e espeficar o gosto do usuário através dessas escolhas. Além disso, os dados também serão coletados e analisados em tempo real, permitindo que os profissionais de marketing aproveitem os algoritmos para fazer sugestões aos clientes que estão ativos;

Terá maior interatividade com o público-alvo

Um dos principais obstáculos para os profissionais de marketing digital colocarem anúncios em seus canais digitais tem sido a quantidade de dados que esses recursos têm. Já com o 5G, isso não será mais visto como um problema, pois permitirá anúncios e vídeos personalizados e interativos que ajudarão no engajamento dos usuários. Eles poderão reagir o que aparecerá para eles, oferecendo o potencial de personalizar a interatividade de maneira diferente da nossa situação atual;

A análise dos dados será em tempo real

Dizemos, basicamente, que os dados em tempo real são uma proporção de todos os dados que podemos processar e analisar. Digamos assim: se algum cliente comenta sobre a sua marca no Facebook e você é imediatamente alertado sobre esse feedback através de alguma ferramenta, ele se torna parte de sua análise em tempo real.  O que o 5G fará é atestar que isso ocorra em tempo real e que um cliente que fizer uma compra na sua loja, por exemplo, poderá instantaneamente deixar de receber anúncios relacionados ao produto ou serviço adquirido. Essa ideia se liga ao conceito de personalização que falamos anteriormente e faz parte da evolução da análise de dados em direção à inteligência integrada do cliente. Dessa forma, melhorando a direção, a segmentação e o mais importante: a experiência do cliente que deixa a relação marca-consumidor cada vez mais forte.