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As redes sociais se transformaram em mais do que locais para encontrar antigos conhecidos e postar fotos. Elas são um pólo de divulgação, fortalecimento de marca e até mesmo ambiente para atração de leads. Não é a toa que permitiram até mesmo o surgimento de uma nova profissão: a de Digitais Influencers. Sim, as redes sociais se transformam em uma rede de negócios. E o que mais as empresas desejam agora é dominar tudo sobre as redes sociais, aplicando a melhor estratégia para o seu negócio e alcançando os tão desejados objetivos de marca e retorno financeiro

A realidade é que, o primeiro passo para construir um bom gerenciamento de redes sociais é conhecer o terreno. Você precisa conhecer a rede, as possibilidades, os prós e contras, só assim conseguirá montar um planejamento adequado e que gere resultados significativos. Por isso, para não se tornar só mais um perfil comercial, vendendo produtos a todo momentos, aprenda tudo sobre redes sociais para empresas nos próximos tópicos. 

 

 

 

Você vai precisa levar em consideração:

 

Por mais simples que pareça criar um perfil comercial nas redes sociais e começar a utilizá-lo, existem pontos que precisam de atenção para que a sua empresa possa construir relevância. E aqui estão os principais, os quais você precisa levar em consideração sempre:

 

 

O algoritmo:

Algoritmo? Nunca ouviu falar? Embora as redes sociais não possuam uma receita pronta para fazer “dar certo”, existem algumas coordenadas que precisamos seguir para gerar uma boa relação com a plataforma. Uma delas é conhecer e respeitar o algoritmo. Um algoritmo nada mais é do que espécies de coordenadas, somadas com a intenção de atingir um determinado objetivo. Parece complicado de entender, mas é basicamente compreender o que a rede social julga como importante, seguir esses pontos, produzir conteúdos e formar a sua estratégia de gestão de redes sociais em cima deles. 

Cada rede social possui seus critérios, portanto, são algoritmos diferentes e a sua empresa precisa conhecê-los muito bem para não agir errado. Não adianta querer produzir conteúdo para o instagram levando em consideração o comportamento do instagram, por exemplo. São redes completamente diferentes. Por isso, escolha as redes que pretende construir relacionamento e passe a construir conteúdo levando em consideração o seu algoritmo. No instagram, por exemplo, quesitos como temporalidade da postagem e engajamento são levados em consideração para que um determinado conteúdo seja apresentando cada vez mais aos usuários. 

 

 

A linguagem:

Se você quer aprender tudo sobre redes sociais, precisa compreender também as suas diferentes linguagens. Da mesma forma que cada rede possui os seus algoritmos, elas também possuem uma linguagem específica. Não dá para atingir no twitter o mesmo público do linkedin. Por que? Porque o linkedin é um ambiente mais profissional, as empresas e profissionais estão ali para realizarem network, não cabe uma linguagem informal, memes, entre outros conteúdos com um teor mais descontraído. 

Cada rede social é um território, como já falamos no início do texto. Então, cabe a sua empresa conhecer esse território a fundo e, a partir disso, decidir qual tom de voz e possibilidades de conteúdos que está disposta a entregar, dentro da plataforma. É claro que sempre levando em consideração a sua persona também. Dentro da linguagem, levar em consideração a soma do algoritmo + persona, vai lhe levar a um conteúdo de qualidade. E o que mais gera resultado do que entregar conteúdo de valor? 

 

 

O formato:

Outro ponto para dominar por completo as redes sociais é também entender os formatos de conteúdos que se encaixam mais com cada uma delas. No Facebook, por exemplo, vídeos costumam ter um melhor alcance, assim como conteúdos um pouco mais extensos podem ser recebidos melhor do que no Instagram, por exemplo. Em contrapartida, no Instagram o usuário é atraído por fotos, boas imagens. Só por esses pontos você já pode ter uma percepção de que precisa realizar uma pesquisa consistente para conseguir um bom posicionamento nas redes. 

Muitas pessoas pensam que conhecer tudo sobre redes sociais é ter fórmulas prontas para aplicar na gestão dos seus perfis, mas não é bem assim que funciona. O principal é conhecer “o esqueleto” dessas redes, ou seja, os pontos principais, que precisam de total atenção durante a construção do conteúdo, pois certamente determinarão a forma como serão entregues aos usuários (não se esqueça do algoritmo, ok?).  

 

 

Constância:

Não adianta você dominar todas as técnicas e não ter constância nas redes. Outro ponto principal é manter a constância nas publicações, isso vale para todas as redes sociais. Leve em consideração que cada rede possui os seu robôs, que estão observando o comportamento e, a partir deles, traçando a melhor maneira de entregar os conteúdos do seu perfil. Se você não possui uma constância na entrega, eles nunca vão aprender. Além disso, a possibilidade dos seus leads serem mais alimentados com conteúdos da concorrência do que com os seus também cresce, não é? 

As estratégias estão na habilidade de perceber todos esses pequenos pontos e não deixar de levá-los em consideração no planejamento de redes sociais da sua empresa. Seja constante e conquiste a audiência! 

 

 

Nada é de graça:

É possível se obter bons resultados de forma orgânica? Sim! Porém, somente o orgânico não é o suficiente. Hoje em dia, a publicidade nas redes sociais é uma realidade. As pessoas vendem, compram, divulgam e, é claro, também é uma forma das plataformas lucrarem. Então, saiba que o momento de precisar investir vai chegar. O interessante é que a sua empresa leve isso em consideração desde o início da gestão. A publicidade pode ser utilizada com diferentes objetivos, o que ajudará a sua empresa a ampliar os resultados. 

As publicidades ajudam aumentar o alcance das publicações, podem gerar cadastros para determinados serviços, direcionar para compras no site e até mesmo levar contatos para o whatsapp. São possibilidades que você pode utilizar em diferentes momentos e estratégias da rede social da sua empresa. Lembrando que elas não devem ser definidas por um mero “achismo”, mas dentro de um objetivo claro e que faça sentido para a estratégia.

 

Conhecendo a fundo esses 5 pontos, não será difícil a sua empresa gerar bons resultados através das redes sociais. Comece a colocar em prática hoje mesmo!