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Qual a primeira medida que uma empresa toma ao ser atingida por uma crise financeira? Corte de gastos! É a forma mais rápida de cortar excessos e evitar “perder dinheiro”. E ela é necessária. Mas o que acontece quando uma empresa para a sua área de marketing e simplesmente deixa de lado todas as estratégias que estava trabalhando? Ela está automaticamente reduzindo a sua visibilidade, permitindo que seus concorrentes continuem sendo vistos, mais que ela, mesmo no período de crise.

Isso significa que enquanto o marketing da sua empresa está estagnado, outras empresas do mesmo segmento continuam trabalhando a comunicação delas, se fazendo presente no dia a dia dos seus potenciais leads e os conduzindo em uma jornada de compra. Isso te assusta? Mas é o que acontece! O marketing na crise se faz tão necessário quanto o seu setor de vendas. Afinal, ele irá trabalhar a sua visibilidade para potencializar a sua área comercial a vender mais. Você já tinha parado para analisar o marketing por essa ótica? Então, chegou a hora.

Isso não significa que a sua empresa não deva reduzir a verba do setor de marketing. Mas sim, que ela não deve excluir ela por completo. Reduzir é uma forma de permanecer trabalhando a visibilidade no mercado, com menor força, mas ainda assim se manter presente. Diferente de excluir, quando a sua empresa perderá completamente a visibilidade. Por isso, excluir o marketing na crise não é uma forma de proteger o seu negócio da quebra. Até porque, nenhuma crise dura a vida inteira, o dinheiro pode até circular menos no mercado, porém, ainda assim, ele estará circulando. 

 

 

 

Visibilidade X Vendas

 

Uma verdade que boa parte das empresas parece desconhecer, está relacionada diretamente a capacidade do marketing auxiliar nas vendas. Sim, o marketing não é só sobre trabalhar a imagem do seu negócio e atrair seguidores que escutem falar da sua marca. Ele é sobre aumentar visibilidade, atrair leads qualificados para o seu negócio e convertê-los em compradores

O que isso significa? Que a sua área comercial precisa do marketing para que o seu telefone toque, para que você tenha leads querendo fechar negócio. Portanto, se uma empresa quer vender mais, ela precisa potencializar o marketing na crise. Ela precisa aparecer quando o potencial cliente está pesquisando sobre o produto e/ou serviço que ela vende. Ela precisa ir além do offline, da indicação, até mesmo porque somente essas últimas não são capazes de sustentar por completo um negócio a longo prazo! 

Então, você tem enxergado o marketing na crise como um aliado do seu setor comercial?

 

 

 

Marketing Digital não é só isso!

 

Talvez você até já tenha essa consciência sobre a importância do marketing durante a crise. Mas tenha reduzido o que é trabalhar o marketing digital do seu negócio a apenas uma gestão de redes sociais. E não, o marketing digital não é só ter um perfil da sua empresa nas principais redes sociais. O marketing digital é muito mais! É um conjunto de estratégias digitais, que trabalham em conjunto para atração de leads para o negócio. 

Por isso, você não pode investir apenas no gerenciamento de redes sociais e dizer que já trabalha o marketing digital. Ou até mesmo, realizar essa gestão de forma inadequada e simplesmente dizer que o marketing digital não funciona. É preciso ter um equilíbrio, objetivo e elaboração de estratégias eficazes. Saiba que há muito mais no marketing digital, como campanhas de link patrocinado, site, produção de conteúdo SEO, campanhas de display, entre outros. Você já trabalhou eles? Nunca ouviu falar? Então, chegou a hora de você recorrer a uma agência de publicidade e propaganda que oriente a sua empresa a utilizar o melhor do marketing na crise para que o seu negócio venda mais!

 

 

 

Construa agora! 

 

Como falamos no início do conteúdo, nenhuma crise dura para sempre. É por isso que o seu negócio precisa continuar investindo no aumento da visibilidade. A hora é agora de se preparar, e não quando tudo passar! Se mostre para o seu público-alvo, interaja com ele, se faça presente nas diferentes plataformas. Estimule os leads a jornada de compra e garanta a sustentação da sua empresa a longo prazo.

Lembre-se que o marketing na crise é um braço da sua área comercial. Sem investir nele, a sua equipe venderá menos e aí sim poderá enfrentar graves problemas para continuar se mantendo no mercado.