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Backlinks são links vinculados de um site a outro. Conhecidos também como links de entrada e inbound links, são muito importantes para o SEO do seu site.

Como já sabemos o conceito, venha entender o porquê de você ter que usar essa tática. 

A importância dos Backlinks  

 

O Backlink tem extremo valor para o SEO quando se trata de trazer credibilidade, já que um site estará recomendando outro para o melhor entendimento de um assunto. É como um voto de confiança. 

Basicamente, os backlinks levam os mecanismos de busca de outros sites à garantia de qualidade do seu conteúdo. Afinal, se vários sites utilizam os seus links, esses mecanismos de busca irão entender que vale a pena vincular o seu conteúdo, fazendo com que ele apareça em uma boa classificação nas consultas de pesquisas relevantes. Você também irá obter maior tráfego de referência, já que os backlinks existem para levar as pessoas para informações úteis. 

Em outras palavras, o número de backlinks tem uma forte relação com o desempenho do tráfego de pesquisa. 

Além disso, com a recomendação, obviamente irá fazer com que mais pessoas descubram seu trabalho, se você receber backlinks de páginas populares, pois os mecanismos de busca têm a tendência de visitar essas páginas com maior frequência do que as impopulares. Claro que, por conta disso, alguns backlinks são mais valiosos do que outros. 

 

Como fazer um bom Backlink? 

 

Os backlinks não são iguais. Para você criá-los com mais qualidade e utilidade, separamos algumas dicas: 

O Google vê maior valor nos backlinks mais condizentes com a prosposta do texto porque é mais provável que as pessoas cliquem neles. Isso parece óbvio, não é? Mesmo assim, vamos te dar um exemplo: se você tiver um site sobre televisões e fazer um backlink para uma página sobre patos e outra sobre antenas parabólicas, a última será mais valiosa para os usuários. 

Outro fator que pesa é a autoridade. Os backlinks de sites populares são mais fortes, principalmente, quando têm menos links de saída, pois mostra maior interesse na leitura do conteúdo.  

Aliás, os backlinks internos (o vínculo de um conteúdo do seu site para outro dele mesmo) também são bons contribuintes para a autoridade da página. 

E o tráfego? Bem, as páginas que têm maior tráfego enviam mais tráfego de referência do que os de páginas de baixo tráfego. Mais uma coisa que parece óbvia, certo? A questão é se os backlinks de páginas de alto tráfego afetam mais positivamente os rankings em relação a aqueles de páginas de baixo tráfego. 

Sabemos que as pessoas são mais propensas a clicar em links em destaque, então alguns links nas páginas da web passarão mais autoridade que os demais. Não só por isso, mas também pela construção de links levar tempo e esforço, é melhor priorizar a obtenção de follow links (de forma resumida, são considerados pontos que aumentam a classificação de sites vinculados). 

Ah, não esquecemos do texto âncora. Ele se refere, justamente, às palavras clicáveis que formam o backlink.  

De acordo com o próprio Google, o texto âncora influencia os rankings em sua patente original. Afinal, o maior buscador do mundo emprega técnicas para melhorar a qualidade da pesquisa e, isso inclui, o texto âncora, as informações de proximidade e classificação de página. 

Sabemos que não é uma tarefa fácil. Se seu site for novo, é possível que ache difícil saber por onde começar quanto falamos de construção de links. Sem estresse, por isso existe a pesquisa competitiva de backlinks. 

Ao analisar o desempenho do concorrente bem classificado, você obtém informações que podem te ajudar. Para isso, use o Ubersuggest que te dá acesso a esses dados e segmente os melhores links. 

 

Como verificar o desempenho dos Backlinks? 

 

É possível verificar os backlinks pelo Google Search Console. Ele é uma ferramenta gratuita que fornece dados sobre o tráfego de pesquisa e o desempenho geral do seu site. Se você for novo no Search Console, comece com o relatório das suas principais páginas vinculadas. 

 

Pontos Finais 

 

Viu como ter palavras-chave clicáveis no seu texto pode ser uma ótima jogada? 

Quanto mais conteúdo criar, maior a sua chance de receber links para seu site. E como recebê-los continua sendo um dos mais importantes fatores de rankeamento do Google, implante uma estratégia de construção de link efetiva!