Perder dinheiro por falta de conhecimento em marketing está entre os resultados de quem elabora campanhas sem expertise. Conheça erros comuns!

A falta de conhecimento em marketing é capaz de gerar variados prejuízos à empresa. Nenhuma organização quer ter perda de investimento, mas há quem ainda promova campanhas sem criar um planejamento de marketing. Antes de colocar a “mão na massa”, é essencial ter conhecimento para evitar resultados insatisfatórios.

Seja para o meio online ou offline, existem vários tipos de marketing capazes de contribuir para os resultados positivos da organização. Vale ressaltar que não existe “o melhor” e sim o mais indicado para o momento da empresa. No entanto, para definir qual usar exige expertise e domínio de um conjunto de ações. Para evitar perder dinheiro, entenda neste conteúdo erros e consequências  da falta de conhecimento em marketing.

 

Consequências e Erros da Falta de Conhecimento em Marketing

 

Falta de Ações Estratégicas

A falta de ações estratégicas está entre outros principais fatores que levam as empresas a perderem dinheiro. Ações de marketing levam em consideração um conjunto de fatores como: o que a empresa precisa (aumentar vendas, ter mais divulgação, conquistar autoridade?), qual é o orçamento disponível, quem é o meu público-alvo e entre outras questões fundamentais capazes de definir qual caminho é ideal para alcançar a finalidade que se espera.

 

Não Estudar o Público-alvo

O processo de vendas não inclui apenas falar do produto ou descrever o serviço prestado pela empresa, mas também oferecer ao consumidor a solução para um problema. Entre as ações estratégicas utilizadas no marketing está a de estudar o público-alvo. A medida, além de promover a satisfação ao consumidor, direciona campanhas de marketing com mais chances de sucesso. Quem deixa de lado essa etapa, tem como consequência menor possibilidade de resultados eficazes.

 

Não Saber Mensurar os Resultados

Não saber mensurar os resultados está entre os erros cometidos por muitas empresas que investem em marketing, sem ter conhecimento. Essa etapa é essencial para os negócios, pois é por meio dela que é possível avaliar se o desempenho das estratégias usadas atendem aos objetivos planejados pela organização. Além disso, permite ainda identificar quais são os canais que trazem mais resultados.

 

Ausência de Ações para Fidelização dos Clientes

Conquistar novos clientes é importante, mas fidelizar os já existentes também é essencial. Clientes fidelizados são aqueles que consomem e já conhecem os produtos e serviços oferecidos por determinada empresa. Estratégias de marketing também são usadas para esses perfis, tendo em vista que também geram lucros para a organização. A falta de conhecimento em marketing impacta no uso de estratégias adequadas em campanhas para fidelizar consumidores.

 

Resultados Insatisfatórios

Por fim, diante de todas as consequências geradas por campanhas produzidas sem conhecimento em marketing, estão os resultados insatisfatórios. De nada adianta investir, sem pensar em estratégias que são mais indicadas para alcançar os objetivos da organização. Do contrário, os efeitos serão perda de tempo e de dinheiro.

 

 

Suporte de Quem Tem Conhecimento

Para obter retorno de investimento em marketing, o ideal é que o profissional ou a empresa recorra ao suporte de quem entende do assunto. Agências de marketing contam com equipes especializadas que entendem as transformações do mercado e usam o conhecimento para a elaboração de campanhas. Ao investir em agência, existem vários benefícios considerados como:

  • Experiência de profissionais;
  • Ajuste ações necessárias;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Relatório de desempenho e entre outros.