Os melhores relacionamentos com clientes são aqueles em que ambos os lados são completamente abertos e honestos; onde é possível ouvir sobre suas experiências com outras agências, sendo boas ou ruins. Afinal, é importante aprender quais são os fatores que determinam a mudança de uma agência de marketing para outra. 

São diversas as razões que levam uma organização a mudar de agência. Muitas vezes, tem a ver com o orçamento, mas também pode ter algum motivo pessoal envolvido. Vejamos algumas das motivações mais comuns: 

 

 

Motivação estratégica 

 

 

A decisão de mudar de agência de marketing pode ter um fundo estratégico. Todo ano a empresa revisa seu plano estratégico. Durante esse período, ela revisa também seus investimentos e analisam se está sendo compensada. Mas o que leva uma organização a querer cortar laços com uma agência de marketing? 

  • Pode ser que essa agência não esteja atendendo as expectativas, tratando-se tanto de tempo quanto de qualidade.  
  • Pode haver um péssimo gerenciamento de projetos, causando um grande impacto no desenvolvimento da empresa; 
  • A agência pode não ser flexível, não conseguindo acomodar-se às novas mudanças da organização; 
  • Alguém novo pode assumir a empresa e, simplesmente, querer mudar de agência; 
  • E claro, pode ser que o contrato tenha chegado ao fim.  

 

 

Motivação orçamentária 

 

 

Quando uma organização revisa seus números, surgem difíceis decisões financeiras. Ela pode acabar descobrindo que algumas mudanças precisam ser feitas e, uma dessas decisões pode ser reduzir ou, até mesmo, interromper o investimento da agência de marketing. Muitas vezes, isso significa recorrer a outra agência menor que ofereça serviços por um custo menor. 

Essa escolha não tem necessariamente a ver com o desempenho da agência, mas com a necessidade de reduzir gastos. 

 

   

Desalinhamento de ideias 

 

 

Um relacionamento bem construído é um ponto extremamente importante para o crescimento de ambas as partes. Mas isso nem sempre é fácil ou mesmo possível se uma organização e sua agência de marketing não estiverem alinhadas no campo das ideias. Significa dizer que você pode ter visões muito diferentes sobre o que acha melhor para a empresa enquanto a comunicação da sua equipe de marketing não acompanha. 

Esse tipo de relação desalinhada pode levar a:  

  • Ideias diferentes de como alcançar o sucesso, o que acaba tornando difícil concordar sobre o que está ou não funcionando;
  • Questões pessoais, uma vez que personalidades conflitantes podem ter dificuldade de trabalhar juntas. Como por exemplo, uma pessoa pode ter um ritmo mais rápido que a outra; 
  • Falta de comunicação, já que pode levar as pessoas a sentirem que não estão sendo ouvidas; 
  • Falta de transparência que pode fazer com que o cliente não se sinta confiante no relacionamento. 

Nem sempre a culpa é exclusivamente da agência, mas ela tem um papel fundamental na comunicação. É ela que precisa se reunir com o cliente e esclarecer os seus objetivos. Isso significa também tentar direcioná-lo para o melhor caminho, mas sem forçar ou deslegitimar o que ele pensa sobre a sua empresa. 

No final, o que mais vale é o diálogo, que traz confiança.