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O QUE É MARKETING ESPORTIVO?

Quem nunca pensou em começar a se exercitar e os produtos que vieram em mente para comprar foram uma camisa da Nike, um sapato da Adidas e um Whey Protein da Growth? Já notou como fazemos escolhas inconscientes que são guiadas pelas estratégias de marketing esportivo adotadas por essas empresas?  

Principalmente quando estão correndo grandes eventos esportivos, existe uma forte publicidade que influencia nossas escolhas na hora de escolher esses produtos, enquanto a empresa captura a imaginação do público para que quando pensem em esportes associem automaticamente a ela. 

 

O que é Marketing Esportivo? 

 

O marketing esportivo pode ser definido como uma estratégia de marketing que visa a promoção de eventos esportivos, equipamentos, produtos ou serviços utilizando um(a) atleta ou uma equipe. Usar um grande nome tem um motivo claro. Essas pessoas atuam como influenciadoras que impactam diretamente o público. Como por exemplo podemos citar a Nike que fez parceria com Mike Jordan, um famoso jogador de basquete, para sua nova linha de tênis, que será marcada como Air Jordan. 

Agora considere um grande evento esportivo como a Copa do Mundo da FIFA, que é vista por mais da metade da população mundial. Marcas esportivas populares como Nike, Adidas e Puma patrocinaram várias equipes fornecendo os equipamentos de futebol. Até o McDonald’s e a Coca-Cola se associam ao evento, mesmo que essas marcas não tenham a ver com o setor esportivo. 

Olhando para essas campanhas legais, inevitavelmente nos perguntamos como podemos construir uma carreira de marketing esportivo relevante.

Bem, depois do conceito de marketing esportivo, o que você precisa saber é que as escolhas do consumidor são influenciadas quando há ações promocionais feitas por influenciadores e especialistas. É o que chama os clientes para as arquibancadas da sua marca. Afinal, como em outras estratégias de marketing, as celebridades funcionam como um ajuste perfeito para as empresas, então você pode usá-las em seus anúncios para aumentar o alcance de seu produto por meio de seus seguidores. 

As empresas têm preferência em chamar atletas que são bem conhecidos em um esporte específico para fins promocionais. Por exemplo, a Nike contratou Usain Bolt, um grande nome na corrida, para promover sua linha de roupas e sapatos especialmente projetados para esportes de pista. Algo que não faria tanto sentido seria chamá-lo para uma propaganda de artigos de natação. Nesse caso, a Nike quis chamar atenção dos praticantes de corrida de pista, e não do esporte aquático. Ter coerência na escolha do esportista é de extrema importância para chamar atenção do público-alvo certo.   

 

Agências de marketing esportivo 

 

Agências de marketing esportivo sabem muito sobre o seu campo. São elas que direcionam seus objetivos ao público-alvo. Elas sugerem os esportes em que você deve investir e os que deve ficar longe. São elas também que arranjam as parcerias entre marcas e esportistas. Como os atletas têm personalidades tão diferentes, eles atraem diferentes bases de fãs, por isso as marcas tem mais possibilidades ao escolher os atletas com base nos perfis de sua torcida. 

As redes sociais  mudaram a forma de marketing tradicional. Abriram um novo campo de visão para as empresas e as pessoas se envolvem e, devido à crescente popularidade dos smartphones, estratégias estão sendo empregadas pelas empresas para promover seus produtos e torná-los virais no ambiente virtual. 

As pessoas estão marcando em suas agendas para assistir a esses eventos. O acesso a vários serviços de streaming tornou possível ver esses eventos ao vivo, e essa tendência provavelmente só vai aumentar. É o momento perfeito para a sua empresa lucrar e colher os frutos do marketing esportivo. A bola está do seu lado, então entre no jogo!