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Sabe de fato o que significa o marketing digital? Muito divulgado na web, essa expressão abrange um conjunto de ações usadas no contexto online para atingir alguns objetivos, a citar: atrair novos consumidores, potencializar a marca, expandir os negócios, formar novos relacionamentos e entre outros benefícios. 

Essa expressão tornou-se bastante comentada nos últimos anos em função dos ganhos que são capazes de trazer aos negócios, sejam aqueles de grande ou pequeno porte, já consagradas no mercado ou ainda no início. Entenda mais detalhes de como esse recurso surgiu e as razões de utilizá-lo para o crescimento da empresa.

Quando surgiu o marketing digital?

O marketing digital surgiu no mesmo período da internet: em 1960, no entanto a expansão ocorreu na década de 90, momento identificado como “Web 1.0“. Nessa época as pessoas passaram a utilizar mais a internet, sejam para fins profissionais como pessoais. Nesse mesmo período nasceram ainda os grandes portais e os primeiros mecanismos de busca, como o Google.

Ainda na década de 90 surgiram também os blogs, as redes sociais e os softwares de comunicação. A expansão do acesso à internet nesse período estimulou a comercialização eletrônica e, a partir de então, as empresas passaram a anunciar produtos e serviços com a finalidade do público-alvo procurá-las.

Marketing digital: ferramenta para o crescimento das empresas

Sem dúvidas, o marketing digital é uma das principais ferramentas para o crescimento das empresas. Afinal, por meio dele as organizações podem obter diversas vantagens, entre as quais:

  • Mais interação com o público 

Para a estratégia de marketing digital, as empresas podem dispor de softwares que potencializam a relação e a interação com o público. Em comparação com os canais off-line, por exemplo, a comunicação é mais limitada e, o online, por outro lado, permitiu que as pessoas tivessem acesso ampliado para conversar, criticar, interagir e expor suas opiniões de forma rápida e simples.

  • Expansão dos negócios

Outra vantagem que o marketing online trouxe consiste na possibilidade de expansão dos negócios. Afinal, é possível vender produtos ou serviços para diversas regiões. Para isso, basta utilizar estratégias e campanhas bem definidas para atrair potenciais consumidores de outros lugares.

  • Análise dos resultados

O marketing digital permite ainda que as empresas façam análises de resultados e monitoramentos de campanhas. Nesse sentido, é possível observar, por exemplo, quantas pessoas foram alcançadas pelo anúncio e quantos ficaram de fato atraídas pela campanha realizada.

Isso permitiu, inclusive, monitorar se a campanha utilizada é ou não a melhor solução e até mesmo possibilitou evitar o desperdício em ações que não trazem resultados esperados. Atualmente, é possível utilizar métricas financeiras como o Retorno Sobre Investimento (ROI), para avaliar quanto a organização fatura ou perde em investimento feito.

 

  • Fidelização com o público

O marketing digital é ainda capaz de ajudar no crescimento das empresas em razão de auxiliar na fidelização de clientes. Por meio de estratégias como marketing de conteúdo é possível “alimentar” os consumidores com informações que trazem soluções para suas dúvidas. Isso permite manter o relacionamento com o cliente com a finalidade de estimulá-lo para uma nova aquisição.