Com o mundo cada vez mais competitivo, virar destaque se tornou uma necessidade desafiadora. Por isso, saiba como o Marketing Pessoal pode te ajudar.

marketing pessoal

O que é Marketing Pessoal? 

 

Como o próprio nome já deixa claro, é utilizar as ferramentas do Marketing Tradicional para desenvolver estratégias com foco em entregar o protagonismo a você.  

No lugar de promover uma marca, é fortalecida a imagem do profissional. Ou seja, você ganha destaque na sua área de trabalho, valorizando sua marca individual. 

Mas não se engane: não quer dizer que você pode fazer de tudo para ganhar essa visibilidade. Como tudo no Marketing, também requer um planejamento para sua imagem ser construída.  

 

Quais são as vantagens do Marketing Pessoal? 

 

Quando bem pensado, o Marketing Pessoal pode te trazer boas consequências, como: 

  • Ter o trabalho mais divulgado: afinal, não basta só fazer um bom trabalho, ele precisa ser visto; 
  • Se tornar uma referência em seu setor: você pode virar um verdadeiro especialista e ser reconhecido por isso; 
  • Reduzir o processo de venda: se você já tem seguidores fiéis, o funil de vendas diminui, reduzindo gastos; 
  • Investir na sua marca individual; 
  • Atrair mais clientes.

 

Como fazer um bom proveito do Marketing Pessoal? 

 

Como o mundo hoje é altamente virtual, não há outra escolha senão estabelecer sua presença nesse ambiente. 

Por esse motivo, as dicas serão mais direcionadas ao meio online: 

  • Tenha um objetivo em mente, não se afaste da sua identidade preestabelecida; 
  • Faça um bom proveito das ferramentas das redes sociais, saiba como cada uma funciona; 
  • Utilize os elementos da matriz SWOT como guia; 
  • Participe de eventos do seu ramo (online e offline); 
  • Faça do seu conteúdo relevante para seus seguidores; 
  • Divulgue seu trabalho; 
  • Tenha um bom contato com os seus clientes; 
  • Invista em sua qualificação; 
  • Não suje a sua imagem. 

Bem, agora que você sabe por qual linha seguir, vamos te mostrar o caminho inverso.  

Aqui estão algumas ações para não tomar na realização do Marketing Pessoal: 

  • Improvisos: sempre faça um planejamento, os evite o máximo que puder; 
  • Enrolação: seja direto, falar muito pode passar a impressão de que você quer enganar o público;
  • Mentira: não quebre a confiança que seu público tem por você.

A fim de explorar suas características e habilidades, o Marketing Pessoal pode levá-lo longe. 

Então não deixe de seguir nossas dicas! 

Seja constante na sua criação de conteúdo, fique antenado nas mídias sociais e não se esqueça do seu currículo! 

E lembre-se: mostre que você sabe fazer e não só o que é feito por você.