Um dos pontos principais para ganhar destaque nas redes sociais é criando um conteúdo de qualidade ou como costumamos chamar: um conteúdo de valor. Mas o que é esse tal conteúdo de valor e como criá-lo? O primeiro ponto para construir um conteúdo irresistível é conhecer bem a sua audiência e ter um conhecimento amplo sobre o universo que a cerca, assim como sobre o seu segmento. 

Existem muitas dicas na internet sobre formatos de conteúdos e como produzi-los. Porém, uma das dicas principais para criar um bom conteúdo é não ser apenas uma cópia. E para isso é muito importante que a sua empresa tenha uma equipe de conteúdo qualificada e com uma criatividade original. Saiba mais, nos próximos tópicos, sobre como transformar o conteúdo da sua gestão de redes sociais em um conteúdo que faz a diferença na internet nos próximos tópicos! 

 

 

 

O que um conteúdo de irresistível precisa ter:

 

 

Originalidade:

 

Como citamos no tópico anterior, originalidade é essencial! Isso não quer dizer que você não possa se inspirar em ideias incríveis de outras marcas, mas que não pode ser uma cópia, um plágio on-line delas. É muito importante que o conteúdo produzido na rede social da sua empresa ou no site dela, seja fruto de uma pesquisa da sua equipe, de insights próprios, pois isso faz toda a diferença para o público. 

Não se engane, nas redes sociais, os consumidores estão sempre atentos, consumindo conteúdos de todas as partes e sabem muito bem diferenciar algo criado com esforço próprio de uma versão repaginada do que já é realizado por outra empresa. Um conteúdo irresistível é aquele que apresenta originalidade no tom de voz utilizado na escrita, que cria um universo verbal próprio da marca e faz com que as pessoas se conectem com ele. 

 

 

 

Consistência:

 

O que é um conteúdo consistente? É um conteúdo não-superficial. Ele agrega, tem base, não parte de “achismos”, mas de um conhecimento real sobre um determinado assunto. No gerenciamento de redes sociais é importante oferecer conteúdos de qualidade para a sua audiência. Algo que eles olhem e pensem: “Nossa! Verdade! Ainda não tinha parado para pensar nisso.” Com isso, não queremos dizer que o seu conteúdo tem que ser sempre uma descoberta surreal, mas que traga qualidade em como é escrito, apresentado.

Na maioria das vezes, trata-se apenas de olhar através de uma outra perspectiva, se colocar no lugar do público-alvo, entender quais as principais dúvidas que lhe cercam, e buscar respondê-las, de forma clara, objetiva e com uma característica só sua. Um conteúdo irresistível é aquela com o qual as pessoas se identificam

 

 

 

Valor: 

 

Sabe qual é um dos principais erros nos conteúdos produzidos nas redes sociais por empresas? Querer apenas vender o tempo inteiro. Acreditar que a audiência está ali apenas para ouvi-lo quando, na verdade, ela está ali porque quer ser ouvida também. Um conteúdo irresistível, se doa, mostra caminhos, ensina, diz o quanto está ali para ajudar. Isso quer dizer que você não pode fazer propaganda do seu produto? Claro que não! Diz apenas que você deve mudar a rota. Mostre a aplicabilidade do seu produto/serviço, os problemas do cotidiano que podem ser solucionados com ele

Nem sempre vender é falar sobre preço ou anunciar uma promoção relâmpago. Isso pode até mesmo soar agressivo, a menos que você seja do segmento de varejo, onde o público de fato está interessado em garimpar promoções o tempo inteiro. Mas, caso não seja, entregue 10 e peça 1 do público. No momento de decisão de compra, de necessidade, ele certamente irá se lembrar do perfil que ensinou, que orientou e agregou com dicas para melhorar o seu dia a dia. 

 

 

 

Gramática correta:

 

Não tem como construir um conteúdo atrativo, que se destaca entre os demais, com o português incorreto, não é mesmo?! Por isso é importante que a produção de conteúdo das suas redes sociais tenha um português impecável. Bons conteúdos são escritos corretamente. Ninguém vai levar a sério uma empresa que constantemente publica textos com erros ortográficos, sem concordância. Tenha bastante cuidado nas mãos de quem você entregará a produção de conteúdo da sua empresa. 

A revisão é um processo fundamental, pois na agilidade para entregar o material, o profissional pode acabar não percebendo o erro na digitação. Leve em consideração ao menos 2 revisões por conteúdo. Isso trará segurança para quem produz e para você, que saberá exatamente o que está sendo publicado e a qualidade do que a sua audiência recebe. 

 

 

Aplique esses 4 pilares e passe a produzir um conteúdo com muito mais qualidade para o seu público-alvo nas redes sociais!