factorcomunicacao.com.br

Atualmente, independente do porte da empresa, a contratação de agências de publicidade e propaganda é essencial para enfrentar a concorrência e manter o crescimento constante do seu negócio. No entanto, antes de ir à procura de uma agência de publicidade e propaganda, é importante que você considere os recursos da sua empresa e defina os objetivos que deseja alcançar por meio da publicidade.

Embora seja uma ótima forma de fazer com que a sua empresa física ou virtual cresça e gere leads, a publicidade é muito importante para gerar brand awareness. Dessa forma, ao definir os objetivos, reúna-se com a agência de publicidade e propaganda e identifique quem está em maior concordância com você para elaborarem juntos as estratégias que pretendem implementar.

É válido ressaltar que a contratação de agências de publicidade e propaganda que não são qualificadas pode ocasionar no retrocesso ou até fracasso de uma empresa no mercado. Para não cair em mãos de uma agência de publicidade e propaganda desse tipo alguns pontos devem ser considerados antes da contratação. Você os conhece? Iremos falar sobre cada um deles neste artigo.

 

CONTRATAÇÃO DE AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA: O QUE DEVE SER CONSIDERADO

Como falamos anteriormente, para a contratação de uma boa agência de publicidade e propaganda alguns diferenciais podem ser de extrema importância para a escolha da agência ideal para que você possa alcançar os objetivos que estipulou para a sua empresa. Mas quais são esses diferencias? É o que você descobrirá a seguir. Fique atento!

Atendimento

Muitas agências de publicidade e propaganda possuem equipes comerciais completas que têm capacidade para desenvolver estratégias para atrair e convencer possíveis clientes do seu preparo técnico, domínio das ferramentas de publicidade e a garantia de resultados satisfatórios. Porém, o que parece ser o melhor atributo para a sua contratação, simplesmente desaparece após o fechamento do contrato.

Após contratadas, algumas agências de publicidade e propaganda passam a oferecer um serviço de atendimento ruim e muito abaixo das expectativas criadas para conquistar o cliente em potencial. Outro fato que pode acontecer nesses casos é dos profissionais que compõem a equipe ficarem mais preocupados na venda de cada vez mais serviços do que buscar a solução dos problemas que os seus clientes se deparam no dia a dia e pelos quais procuraram a agência de publicidade e propaganda para soluciona-los.

Por isso, antes de contratar uma agência de publicidade e propaganda, procure maneiras de avaliar a qualidade quanto ao atendimento de seus clientes, incluindo aqui a disponibilidade e o interesse para solucionar problemas que venham a surgir no desenvolvimento da estratégia elaborada.

Equipe qualificada

Para elaboração e desenvolvimento de uma estratégia de publicidade, é essencial que os profissionais contratados por meio da agência de publicidade e propaganda tenham conhecimentos suficientes para somar às suas habilidades, pois ela será uma grande aliada para proporcionar o sucesso da sua empresa.

Por isso, certifique-se de que os profissionais e serviços estão comprometidos com a criação de soluções para os problemas, mesmo quando os orçamentos são enxutos. Uma forma de averiguar isso é por meio dos depoimentos de alguns clientes já atendidos pela equipe da agência de publicidade e propaganda, bem como ao observar os serviços que foram realizados para tais clientes.

Prazo de entrega

A prestação de um serviço de qualidade pela agência de publicidade e propaganda pode não ser suficiente, quando não há ética profissional e o verdadeiro comprometimento com o cliente e sua empresa, os resultados da estratégia de publicidade desenvolvida têm grande possibilidade de entrarem em risco. Por quê?

Quando a agência de publicidade e propaganda estipula os prazos, horários e datas de reuniões e não os cumpre, além de indicar a baixa qualidade, provoca um prejuízo significativo nos negócios do cliente, assim como perde a credibilidade com o mesmo. Esse tipo de atitude evidencia não só a falta de ética com o cliente, como a ausência de qualquer tipo de envolvimento com os objetivos e metas do mesmo.

Assim como nos demais itens, a melhor forma de prevenir a contratação de agências de publicidade e propaganda com esse perfil é observar se ela se apresenta falando mal dos concorrentes ou se algum dos antigos clientes apresenta queixas quanto a falta de respeito quanto aos prazos de entrega.

Acompanhamento do resultado

É de suma importância que a agência de publicidade e propaganda apresente interesse no acompanhamento dos resultados obtidos por meio das estratégias desenvolvidas na empresa. Dessa forma, avalie se a agência de publicidade e propaganda oferece relatórios avaliando os resultados alcançados, bem como evidenciando os pontos que devem ser melhorados e as oportunidades a serem exploradas nos posteriores planejamentos.

Certificar-se de que a agência de publicidade e propaganda está apresentando os resultados reais e não manipulados é essencial. Pois, os lados positivos e negativos dos resultados de uma estratégia de publicidade devem ser considerados para a melhoria na eficiência da estratégia desenvolvida.

Coerência na proposta da agência com o investimento do cliente

Uma estratégia de publicidade de grande porte pode não ser a melhor opção para a sua empresa, nem ir ao encontro com as suas necessidades e orçamentos. Por isso, é essencial que você tenha clareza quanto ao que deseja alcançar por meio do investimento em agências de publicidade e propaganda.

Algumas agências elaboram grandes propostas de publicidade para clientes que não necessitariam de todas aquelas ferramentas de publicidade e que ainda extrapola o orçamento deste para a sua realização. Para evitar tais tipos de enganos é importante que você faça uma prospecção de mercado, marcar reuniões com algumas agências de publicidade e propaganda e obter informações quanto aos trabalhos desenvolvidos pelas mesmas anteriormente.

Ao realizar esse tipo de pesquisa será possível reduzir a amostra e selecionar qual das agências de publicidade e propaganda tem a melhor oferta de serviços e coincide com o seu orçamento. Além de se encaixar nos demais critérios de qualidade elencados nos itens deste artigo. A probabilidade de realizar uma campanha publicitária de qualidade e que atinja o público-alvo é maior dessa forma.