Com mais de 3,96 bilhões de pessoas navegando nas redes sociais, de acordo com o portal de estatísticas Statista, você pode fazer muito mais do que apenas promover um produto nessas plataformas, você pode vendê-lo usando o que o marketing digital tem de melhor!
Hoje não é só possível, como recomendado uma empresa usar a mídia social para vender diretamente seus produtos, ou seja, vendas nas redes sociais em precisão. É a maneira mais atual de desenvolver relacionamentos significativos com clientes em potencial, formando fortes laços com eles, já que a maior parte da jornada de compra do cliente é digital.
Portanto, vendas nas redes sociais oferece às empresas de comércio virtual a possibilidade de tornar qualquer postagem de mídia social favorável à venda. É, basicamente, usar como estratégias essas plataformas sociais on-line para se envolver nas táticas de construção de um relacionamento fiel entre vendedor e cliente, que sempre foram a base de um bom processo de venda.
Por outro lado, vender nas redes sociais não significa bombardear as pessoas estranhas ou seguidores com mensagens privadas não solicitadas. Isso é o que chamamos de spam, e não é legal. Você precisa construir de forma natural e nutrir constantemente seu relacionamento com as pessoas, postando o conteúdo mais informativo sobre seus produtos, mas para o público certo e no momento certo.
Para isso, comece escolhendo a imagem que você quer passar. Cada uma de suas redes sociais, seja Facebook ou TikTok, deve ter uma saída única para seu público. A maneira como você administra suas vendas nas redes sociais dá aos espectadores uma visão do que esperar da sua marca, por isso é uma boa ideia ter um tema. Isso também mantém você consistente com a mensagem e como quer que vejam a sua marca.
Cresça o seu público da maneira certa. Grandes números são ótimos, mas o que você realmente quer é um público engajado e fiel. A melhor forma de aumentar sua base de seguidores é ser congruente ao compartilhar conteúdos atraentes e informativos, enviar respostas e ser útil e amigável com os seus usuários.
Passe a compartilhar o conteúdo do que acontece por trás das câmeras. Uma plataforma que é ótima para mostrar os bastidores de sua marca é o Instagram. Não apenas por meio de postagens, mas também pelos famosos stories do Instagram. O lado bom dos stories do Instagram é que qualquer pessoa pode ver, mesmo que não esteja seguindo você, desde que sua página não esteja na configuração privada. Essa ferramenta é ideal para mostrar ao seu público uma visão em tempo real mais crua e autêntica sobre o que o diferencia seu negócio, o que o torna único.
Bem, só não pode fazer por fazer. Uma das coisas mais importantes é produzir imagens e vídeos de boa qualidade. Se suas fotos estiverem, por exemplo, desfocadas, elas não chamarão a atenção de ninguém; na verdade, causarão uma má impressão para quem passou o dedo no feed e te encontrou. Agora falando sobre a função do texto no marketing (olha, você está literalmente vendo esse ponto agora), as legendas também servem, em conjunto com a foto ou vídeo, para envolver seus seguidores, porque nelas você pode fazer perguntas e estimular o engajamento nos comentários.
Outro detalhe que você não pode esquecer é de especificar e conhecer o seu público-alvo, ponto. Se pergunte: quem é ele? Quais são seus interesses? O que não gosta? E como o produto que ofereço pode ser uma boa opção para ele?
É importante fazer essas perguntas específicas sobre seus consumidores para direcioná-los de forma mais eficaz ao seu material de trabalho. Ao se afastar da segmentação de nível básico, você gasta mais tempo alcançando as pessoas que importam, no lugar de sair por aí dando um tiro no escuro. Dessa forma, você pode se relacionar com elas de uma maneira que pode resultar no fechamento real de uma venda.