Em uma parceria construída entre os fabricantes e os varejistas, todos saem ganhando. Saiba como aplicar o Trade Marketing na sua empresa!
O que é Trade Marketing?
Como uma parte importante do Marketing Empresarial, o Trade Marketing se apresenta como um conjunto de estratégias B2B (Business to Business) que constitui uma parte fundamental para quem tem o interesse de comercializar seus produtos com empresas varejistas.
Em síntese, para que a empresa consiga ampliar as vendas, melhorar a experiência do cliente e fechar negócios, a equipe responsável pelo Trade Marketing fortalece o relacionamento entre a marca e os canais de distribuição.
A fim de, consequentemente, causar uma experiência memorável de compra para os consumidores. Uma vez que o contato das empresas com os consumidores finais é feito através delas.
Conceitos de Trade Marketing
- Comprador: é quem compra para comercializar nos pontos de venda;
- Pontos de venda: são os estabelecimentos onde os produtos estão disponíveis (online ou offline);
- Canais de venda: onde se vende diretamente para os compradores (online ou offiline);
- Consumidor final: é quem, de fato, consome o produto.
Benefícios do Trade Marketing
Com certeza, uma das maiores vantagens do Trade Marketing tanto para a empresa quanto para o distribuidor é o crescimento no número de vendas.
Afinal, a marca precisa ter uma quantidade de vendas relevante ao chegar aos atacadistas, enquanto o ponto de venda depende da boa saída desse produto para lucrar.
Levando também à maior visibilidade e alcance para ambos os lados.
Além desses pontos, devemos mencionar:
- O atendimento das necessidades atuais dos consumidores;
- A otimização da divulgação do produto no ponto de venda e das partes do processo de compra;
- O posicionamento positivo na cabeça dos consumidores;
- O aumento da vantagem competitiva;
Como planejar o Trade Marketing
Primeiramente, como me qualquer estratégia de Marketing que queira tomar, pesquise o mercado. O recomendado é que essa pesquisa substancial seja centrada em seu público-alvo.
Por isso, analise quais são as tendências online e estude o máximo que conseguir sobre seu segmento de mercado!
Esse estudo de mercado irá definir quais marcas serão listadas como maiores desafios para sua empresa no futuro. Além de começar a esclarecer de que forma você poderá se destacar entre seus concorrentes.
Após a pesquisa, trace planos mais específicos, como: quanto você vai investir, quais serão seus objetivos em um mês. E ajuste essas questões a seus conhecimentos obtidos.
Depois disso, você pode começar, de fato, a pôr a mão na massa!
Siga esses passos:
- Determine um padrão de Branding e Merchandising, já que a forma que o produto será exposto no ponto de venda faz com que a marca seja reconhecida em meio as outras;
- Além do próprio padrão de marca, escolha também um padrão de lojas parceiras, defina bem seu nicho;
- E para saber se está no caminho certo? Acompanhe os resultados do seu plano de Trade Marketing, cheque sua efetividade e ajuste o que for necessário;
- Recomende estratégias de Marketing nos pontos de vendas, além de preços e descontos;
- Planeje o estoque;
- Coordene as pesquisas com os consumidores dos pontos de venda.
No fim, todas essas etapas, se bem feitas, te levarão a maximizar as vendas e a otimizar as atuações comerciais em geral.
Por isso que, no Trade Marketing, é importante orientar cuidadosamente as relações entre os níveis dessa cadeia de venda, seguindo os dados sobre o comportamento do seu público-alvo.
Mas lembre-se: como diversas estratégias do Marketing, o Trade também está em constante mudança! Para não ficar para trás, é preciso adaptá-las às novas necessidades do mercado!