O que é Marketing Jurídico?
Assim como as clínicas de saúde, as escolas e as editoras, os escritórios de advocacia também têm seu espaço no marketing. Isso fica ainda mais nítido quando nos voltamos ao cenário digital!
O que é Marketing Jurídico?
Como você pode imaginar, é um conjunto de práticas de atração de novos clientes para um escritório de advocacia, que pode abranger tanto o marketing tradicional quanto o digital. E, como em qualquer setor, o marketing é uma maneira eficaz de atrair e reter clientes de forma consistente.
Para isso, é importante entender os fundamentos do marketing jurídico antes de passar para o planejamento e a execução. Só assim, você terá a base para construir uma estratégia de marketing jurídico. Portanto, lembre-se das práticas recomendadas a seguir ao avançar com seus esforços de marketing:
Se volte ao cliente
Na era da internet, onde o cliente acompanha todo seu processo de compra, sua experiência vale muito! É por isso que é fundamental que o cliente esteja satisfeito em todas as etapas dessa jornada, desde quando toma conhecimento da sua marca até tomar uma decisão de contratação, para que ele se torne fiel à sua empresa.
Os escritórios de advocacia são um negócio como qualquer outro, e os clientes agora esperam que sua experiência com seus advogados seja equivalente à experiência que eles têm com empresas como as Lojas Americanas ou a C&A. Sendo assim, os escritórios de advocacia que se concentram em fornecer uma experiência centrada no cliente em suas estratégias de marketing estarão mais bem posicionados para se destacar e ter sucesso; principalmente, se esses escritórios usarem táticas do marketing digital a seu favor.
Mas como pôr essa ideia em prática? Bem, considere as dores do seu cliente ao criar conteúdo para o seu site. Concentre-se em mostrar empatia e abordar esses pontos problemáticos, em vez de apenas destacar os serviços que você oferece. Não fique apenas se promovendo, isso é cansativo e chato para quem lê a matéria.
Um site bem projetado também contribui para uma experiência centrada no cliente. Um site fácil de usar mostra aos clientes que você pensou sobre o que eles precisam e como navegarão nele. Claro, focando-se sempre na sua usabilidade móvel. Afinal, as pessoas buscam muito mais pelo smartphone do que pelo computador.
Colocando seus clientes em primeiro lugar, você não apenas demonstrará confiança, como também vai atrair mais clientes em potencial mais rapidamente.
Invista em táticas de marketing digital
Quando se trata de marketing jurídico, não há necessidade de se estender demais. Na verdade, você verá melhores retornos fazendo uso de algumas estratégias focadas do que tentando fazer tudo de vez.
Então, por exemplo, se você vai investir em marketing de mídia social, não tente se manter em todas as redes sociais. Veja o que você realmente pretende fazer com sua presença on-line e, assim, escolha uma ou duas redes para focar a fim de criar estratégias que reflitam a imagem que você quer passar da empresa.
Feito isso, separe os dias e os horários para as postagens. Não se comprometa a postar duas vezes por semana se só vai postar uma vez por mês!
Invista em ajuda profissional
Dependendo de seus objetivos e orçamento de marketing, pode valer a pena contratar uma equipe de marketing para ajudar nas necessidades promocionais de sua empresa.
Você pode ser um especialista em exercer a advocacia, mas não em ter um negócio para administrar. Então, se o marketing não é uma área na qual você tem muita experiência, correr atrás de uma agência de marketing digital é boa opção. Apenas certifique-se de examinar com cuidado seu portfólio trabalhando com um outro escritório de advocacia.
Acompanhe o desempenho de suas campanhas
Monitorar o sucesso ou a falha dos esforços de marketing de seu escritório de advocacia é fundamental para garantir que todo o trabalho duro que você faz realmente ajude sua empresa a crescer.
Quantas pessoas estão visitando seu site e se convertendo em leads? Quantas pessoas estão clicando em seus anúncios de mídia social? É preciso saber responder essas questões para prosseguir com as estratégias de marketing preestabelecidas. Além de ficar por dentro das novidades do marketing digital!
Sendo assim, podemos ver que para iniciar o marketing jurídico do seu escritório de advocacia, a melhor abordagem é fazer um pequeno investimento, experimentar algo novo, enquanto analisa o que funciona para continuar.
Em vez de se esforçar demais e em vários lugares ao mesmo tempo, concentre-se em algumas táticas fundamentais de marketing digital, como o SEO. Crie um orçamento de marketing cuidadoso usando a tecnologia para apoiar seus esforços!