(71) 3494-5682 contato@factorcomunicacao.com.br
Agência Factor Comunicação
  • Início
  • Agência
  • Trabalhos
  • Clientes
  • Contato
  • Orçamento
Escolha uma Página

Erros que você não pode cometer na criação de marca da sua empresa

A criação da marca envolve a construção de detalhes que transmitem para o público-alvo os valores da corporação. Além do mais, englobam aspectos capazes de representar e identificar a empresa. Não é um processo simples, exige bastante atenção. 

Falhas ou imperfeições durante a criação da marca podem acontecer. Contudo, há detalhes capazes de prejudicar todo o trabalho já realizado e, quando levados à diante, podem ainda comprometer a empresa. Conheça três grandes erros que precisam ser evitados.

 

 

 

Logo ou marca?

 

Antes de discutir três grandes erros que devem ser evitados na criação de marca, é fundamental entender a diferença entre logo e marca. Apesar de, muitas vezes, serem tratados como expressões de sentido idêntico, os termos apresentam distinções. 

A logo trata-se de um registro criado para reconhecer a empresa por meio de um símbolo, emblema ou outros recursos gráficos. Ao pensar na Rede Globo, por exemplo, é gerada a imagem de um globo terrestre exibida na tela da televisão. Isso, portanto, remete a logo da empresa.

Já ao pensar na Apple, empresa norte-americana de produtos eletrônicos, pode ser gerada a imagem de uma maçã mordida. A logo, portanto, tem relação com a identificação visual, remete ao símbolo representativo da empresa, produto ou serviço.

A marca, por outro lado, remete a percepção do público em relação à empresa. Engloba a soma de sensações e experiências que as pessoas possuem quando consomem o produto ou serviço vendido pela corporação. Além disso, consiste em um conjunto de elementos que abrangem: valores, posicionamento, atributos e outros componentes de identificação da empresa. 

 

 

 

Erros que devem ser evitados na criação de marca

 

 

  • Falta de manual da marca

O manual da marca é um documento importante que não pode ser esquecido no processo de criação de marca. Nele ficam registradas as informações dos elementos visuais, bem como dos valores, missões, propostas da empresa, além de orientações do logotipo e entre outros dados.

O manual orienta como utilizar elementos da marca para garantir que o público reconheça a empresa por meio dos aspectos visuais. Além disso, esse documento é indispensável porque, por meio dele, é possível estabelecer diretrizes para a aplicação da marca. 

 

 

 

  • Identidade visual indefinida

A identidade visual é um dos elementos fundamentais para o reconhecimento da marca. Esse item está entre as principais estratégias utilizadas para comunicar ao público-alvo os valores e a missão da empresa por meio dos recursos gráficos e visuais.

Sem uma identidade visual coerente as chances do público identificar a marca ficam comprometidas. Além do mais, esse recurso quando bem construído, é capaz de atrair potenciais clientes. Por essa razão, não tê-lo definido está entre os principais erros que devem ser evitados durante a criação de marca da empresa.

 

 

 

  • Marca sem registro

O registro, sem dúvidas, é um fator fundamental para o processo de criação de marca. Pois, o documento permite o uso exclusivo da marca no Brasil pelo período de dez anos. Além do mais, o registro viabiliza a proteção legal sobre a utilização, bastante útil para provar violação em caso de um terceiro copiá-la.

O pedido do registro da marca deve ser realizado no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Não é necessário um intermediário para fazer a solicitação, isso vale também para o acompanhamento do processo. O registro é indispensável e está entre os detalhes mais importantes da criação da marca.

 

Publicidade e propaganda

ACESSO RÁPIDO

Inicio
Agência
Trabalhos
Clientes
Contato
Orçamento
Trabalhe Conosco

informações

(71) 3494-5682
contato@factorcomunicacao.com.br


     Facebook

Instagram

BNI
© 2020 FACTOR COMUNICAÇÃO - Todos os Direitos Reservados.
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
Configurações de cookiesAceitar tudo
Gerenciar consentimento

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Necessário
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
SALVAR E ACEITAR