ERROS QUE VOCÊ NÃO PODE COMETER NA CRIAÇÃO DE MARCA DA SUA EMPRESA

 

criação da marca envolve a construção de detalhes que transmitem para o público-alvo os valores da corporação. Além do mais, englobam aspectos capazes de representar e identificar a empresa. Não é um processo simples, exige bastante atenção.

Falhas ou imperfeições durante a criação da marca podem acontecer. Contudo, há detalhes capazes de prejudicar todo o trabalho já realizado e, quando levados à diante, podem ainda comprometer a empresa. Conheça três grandes erros que precisam ser evitados.

LOGO OU MARCA?

Antes de discutir três grandes erros que devem ser evitados na criação de marca, é fundamental entender a diferença entre logo e marca. Apesar de, muitas vezes, serem tratados como expressões de sentido idêntico, os termos apresentam distinções. 

A logo trata-se de um registro criado para reconhecer a empresa por meio de um símbolo, emblema ou outros recursos gráficos. Ao pensar na Rede Globo, por exemplo, é gerada a imagem de um globo terrestre exibida na tela da televisão. Isso, portanto, remete a logo da empresa.

Já ao pensar na Apple, empresa norte-americana de produtos eletrônicos, pode ser gerada a imagem de uma maçã mordida. A logo, portanto, tem relação com a identificação visual, remete ao símbolo representativo da empresa, produto ou serviço.

A marca, por outro lado, remete a percepção do público em relação à empresa. Engloba a soma de sensações e experiências que as pessoas possuem quando consomem o produto ou serviço vendido pela corporação. Além disso, consiste em um conjunto de elementos que abrangem: valores, posicionamento, atributos e outros componentes de identificação da empresa. 

 

ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS NA CRIAÇÃO DE MARCA

 

  • FALTA DE MANUAL DA MARCA

manual da marca é um documento importante que não pode ser esquecido no processo de criação de marca. Nele ficam registradas as informações dos elementos visuais, bem como dos valores, missões, propostas da empresa, além de orientações do logotipo e entre outros dados.

O manual orienta como utilizar elementos da marca para garantir que o público reconheça a empresa por meio dos aspectos visuais. Além disso, esse documento é indispensável porque, por meio dele, é possível estabelecer diretrizes para a aplicação da marca. 

  • IDENTIDADE VISUAL INDEFINIDA

A identidade visual é um dos elementos fundamentais para o reconhecimento da marca. Esse item está entre as principais estratégias utilizadas para comunicar ao público-alvo os valores e a missão da empresa por meio dos recursos gráficos e visuais.

Sem uma identidade visual coerente as chances do público identificar a marca ficam comprometidas. Além do mais, esse recurso quando bem construído, é capaz de atrair potenciais clientes. Por essa razão, não tê-lo definido está entre os principais erros que devem ser evitados durante a criação de marca da empresa.

  • MARCA SEM REGISTRO

O registro, sem dúvidas, é um fator fundamental para o processo de criação de marca. Pois, o documento permite o uso exclusivo da marca no Brasil pelo período de dez anos. Além do mais, o registro viabiliza a proteção legal sobre a utilização, bastante útil para provar violação em caso de um terceiro copiá-la.

O pedido do registro da marca deve ser realizado no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Não é necessário um intermediário para fazer a solicitação, isso vale também para o acompanhamento do processo. O registro é indispensável e está entre os detalhes mais importantes da criação da marca.