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Duplicar Conteúdos em Diferentes Redes Sociais: Vantagens X Desvantagens

No universo da gestão de redes sociais, decidir o que vai entrar ou não na produção de conteúdo é um trabalho e tanto! Muitas pessoas se perguntam: “existe algum problema em publicar o mesmo conteúdo em mídias sociais diferentes?” E a resposta mais objetiva que poderíamos lhe dar é: depende! Sim, tudo depende da estratégia de marketing que você utilizará nas redes sociais da sua empresa. Depende dos seus objetivos a curto e longo, além de outros fatores que vamos discutir ao longo do texto.

público-alvo

É necessário compreender que marcas diferentes necessitam de estratégias diferentes. Afinal, cada empresa possui uma persona especifica. Por isso, ao pensar a gestão de redes sociais da sua empresa, pense estrategicamente com base no seu segmento e público. Muitos textos dirão que reproduzir um mesmo post no Instagram e no Facebook, por exemplo, é um grande erro que afetará totalmente no engajamento do seu perfil. Já outras, fazem o mesmo e se deparam com interações diferentes em cada rede social.

O que precisa estar bem claro em sua mente, ao pensar esse ponto na sua gestão de redes sociais é que o objetivo e a persona são as peças chave dessa decisão. É importante ressaltar que muda-se a rede social, muda-se também o público. Ou seja, na maioria das vezes, o público que está no Facebook não estará no LinkedIn, já que as redes sociais possuem objetivos bem opostos. Dessa forma, reproduzir o mesmo conteúdo em ambas pode funcionar e alcançar audiências diferentes. Viu como tudo depende da sua estratégia?

Confira abaixo alguns pontos que separamos sobre as vantagens e desvantagens dessa prática. Esperamos que possa lhe ajudar!


Vantagens

Otimizar informações: duplicando as informações você poderá reaproveitá-las em diferentes mídias sociais. Com isso, não precisará ter ideias diferentes para cada planejamento, além de economizar o seu processo criativo. Sem “queimar cartucho”, disparando todas as ideias de uma vez na gestão de redes sociais de um mesmo mês, por exemplo.

Alcançar diferentes audiências: como pincelamos no início do texto, é importante levar em consideração que os públicos podem mudar a depender da rede social. O perfil das mídias sociais atrai personas diferentes. Dessa forma, duplicar o conteúdo pode ampliar o alcance das redes sociais da sua empresa. Fazendo com que ela conquiste um maior público e com interesses distintos.

Otimizar o tempo de produção: vamos combinar que produzir conteúdo para as redes sociais exige tempo para pensar e executar. Por esse motivo, se você não possui um profissional focado nessa tarefa e a realiza por conta própria, duplicar as postagens pode otimizar o seu tempo. Ou seja, você não precisará executar um planejamento de gestão de redes sociais em dobro.

 

Desvantagens

Estimular o desinteresse dos seguidores: como tudo tem o outro lado, a duplicação de conteúdo em diferentes mídias sociais também tem! A possibilidade de uma boa parte dos seus seguidores, seguir a sua empresa em todas as redes sociais é grande. E com certeza não terão interesse em curtir, comentar e compartilhar as mesmas postagens, o que já fizeram em outra rede. Isso poderá provocar um desestímulo e até desistência de acompanhar as redes sociais da sua empresa.

Gestão limitada: as redes sociais possuem funções e recursos diferentes, explorá-las faz parte da gestão de redes sociais. Ao duplicar conteúdos, você pode estar perdendo a oportunidade de aprimorar a sua gestão. O ideal é sempre buscar formas de utilizar os recursos das diferentes redes sociais a favor da sua marca. A depender dos quais sejam, pode acrescentar ainda mais as suas mídias sociais.

Fugir da criatividade: ninguém está nas redes sociais para acompanhar a mesma piada todo dia. As pessoas buscam novidade e quem se propõe a estar presente precisa entender isso. A duplicação de conteúdo pode passar a imagem de perfil “não criativo”, influenciando os seguidores a escolheram apenas uma rede para seguir a sua empresa. Contrariando a ideia de ter várias redes sociais, que é a de justamente ampliar o público.

Não é fácil a escolha, mas colocar na balança os prós e contras é essencial para ter uma gestão de redes sociais organizada e com resultados. Se esse conteúdo lhe ajudou, compartilhe em suas redes sociais! Se surgiram maiores dúvidas, é só deixar nos comentários que respondemos.