Ao contrário do que muitos pensam sobre o tema, o design de lojas virtuais vai muito além da estética. Entenda mais!
Definir o design de loja virtual é um dos passos mais importantes para a composição e desempenho das vendas no site. E esse é um processo que necessita de muita paciência, técnica e estudo, pois ele é um fator diferencial para que seu negócio seja efetivo.
A sua loja virtual precisa ser agradável aos olhos do consumidor, porém, montada para cumprir o seu objetivo principal. E realizar isso não é uma missão tão simples!
Identidade visual
Apesar de não bastar apenas ser esteticamente bonito, a questão visual possui sim, grande importância na composição de uma plataforma de vendas. E para construir essa identidade, existe todo um trabalho e estudo para explorar esses recursos em função das vendas.
Por exemplo, é super importante que exista uma análise detalhada do produto e do público alvo para que a identidade visual seja fortalecida. Outro estudo importante para criação de uma identidade são as cores. Além da importância de uma tonalidade que dialogue com o conceito da marca e seus produtos, as cores podem ser um gatilho em nossa mente, facilitando as vendas e interações com seus clientes.
Objetivo da loja:
Uma questão importante ao fazer o esboço e formatar a sua loja virtual é entender o objetivo final de sua loja. Se o seu objetivo final é que o cliente compre o seu produto, sua plataforma precisa ser planejada e otimizada para que usuário chegue logo à compra do produto.
Muitos sites cometem o erro de colocar muitas informações e abas que fogem do objetivo final do seu negócio. A loja precisa se atentar para que o cliente não se distraia na plataforma e acabe saindo do objetivo primordial: consumir aquilo que você está ofertando.
Planejar o design de uma loja virtual é um processo bastante detalhado e minucioso. Por isso, pode ser interessante terceirizar esse processo, entregando a montagem do site a uma empresa especializada no assunto.