Criar conteúdo para site é mesmo necessário? Essa pode ser umas principais dúvidas de quem ainda não entende a importância da produção de conteúdo. Sem dúvidas, essa ferramenta está entre os principais recursos de divulgação da empresa na web, além de ser um mecanismo para o fortalecimento da marca e geração de potenciais clientes. Por essa razão, investir nessa estratégia de marketing é fundamental.

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Marketing de conteúdo: já ouviu falar?

Antes de entender a importância da produção de conteúdo para site é preciso explicar o que quer dizer: marketing de conteúdo. Esse termo remete ao processo de elaboração, publicação e promoção de conteúdos para o público-alvo. Trata-se de uma ferramenta ligada ao Inbound Marketing, técnica utilizada para atrair e converter potenciais clientes, além de vender para eles e garantir a fidelização por meio do conteúdo personalizado.
O conteúdo pode ser de diversos formatos: textos, vídeos, e-books ou entre outros utilizados para atrair o público-alvo. No entanto, o marketing de conteúdo exige planejamento, afinal para despertar o interesse de potenciais clientes é necessário um conteúdo de qualidade e esse processo requer organização e estratégias.


A importância da produção de conteúdo para site

Desenvolver o conteúdo para o site é necessário porque oferece muitas vantagens para os negócios, a citar:


Informações para o público

Conteúdos para o site são importantes porque trazem informações para público. Esses materiais podem ser sobre os produtos ou serviços, a história, os valores e as vantagens oferecidas pela empresa. Além disso, podem ser publicados conteúdos relacionados ao que a empresa vende. Dessa forma, o público vai ter disponível elementos capazes de ajudar na decisão de compra.


Ser encontrado no Google

O Google está entre os principais sites de pesquisas utilizados no mundo e, ser encontrado nele, pode aumentar o número de acessos no site institucional, bem como elevar o número de consumidores. Mas, para isso é necessário produzir conteúdo de qualidade e que esteja otimizado para ser indexado no Google.
Existem diversos mecanismos aplicados para que sites alcancem as primeiras posições na lista de resultados do Google, a citar: o SEO e o Google ADS. O primeiro refere-se a um conjunto de estratégias do marketing digital com a finalidade de otimizar um site, e o segundo, é um serviço de publicidade desse buscador.


Conteúdos podem ser utilizados nas redes sociais da empresa

As redes sociais não são apenas plataformas de divulgação de ofertas e preços, muito menos, um mecanismo de “panfletagem virtual”. Esses canais são importantes para gerar mais efeitos de divulgação da marca e vendas. No entanto, para isso, deve ser utilizado materiais da produção de conteúdo adaptados a cada rede social.


As desvantagens de não produzir conteúdo para site

A produção de conteúdo para o site, além de promover vantagens como: informações para o público, mais acesso por meio de sites de busca e aproveitamento de conteúdos para as redes sociais, também ajuda a fortalecer o relacionamento entre a empresa e o público.
Isso acontece porque cada vez mais os consumidores realizam pesquisas, buscam referências e avaliações sobre a marca, e serviços ou produtos ofertados por ela. Tudo isso antes de fazer a compra.
Por esse motivo, criar um site não é suficiente para garantir esse relacionamento com o público-alvo, mas é necessário alimentá-lo com informações de seu interesse. A falta de conteúdo, portanto, pode trazer desvantagens como:  

  • Ausência ou poucas informações;
  • Menor engajamento com o público;
  • Baixa geração de leads (potenciais consumidores);
  • Menor visibilidade da marca;
  • Baixo ou menor tempo de navegação no site.