Já pensou em comprar seguidores? Entenda razões para evitar essa atitude capaz de trazer prejuízos ao engajamento e às vendas dos negócios!

Como a compra de seguidores pode ser prejudicial para o engajamento e as vendas do seu(s) perfil(is)?

Nada mais que volume. Esse é um dos resultados que administradores têm ao comprar seguidores para perfis de redes sociais. Todos desejam alcançar uma grande quantidade de pessoas, mas para conquistar esse efeito é necessário seguir soluções estratégicas e isso não inclui adotar ações aparentemente simples capazes de gerar resultados imediatos.

Já ouviu da máxima que diz: “o barato pode sair caro”? A frase é ideal para explicar a razão de não adotar essa atitude. Para quem acredita ser adequado a compra de seguidores para as redes sociais, listamos alguns motivos para fugir da ideia nada proveitosa, entre elas está o fato de ser prejudicial para o engajamento e às vendas de produtos ou divulgação de serviços.

Afinal, por que comprar seguidores é ruim?

Muitas pessoas compram seguidores na falsa ilusão de que a grande quantidade pode impressionar quem visita o perfil e até mesmo para conseguir parcerias comerciais. Mas, na verdade, essa atitude afeta a imagem do influenciador/empresa e, portanto, gera resultados justamente opostos. Entre os efeitos negativos que a atitude é capaz de provocar estão:

Engajamento prejudicado

Os seguidores comprados não estão comprometidos em interagirem com o perfil, ou seja, não comentam, não curtem, não compartilham e entre outras ações de interatividade.Tratam-se de números e podem até mesmo sumir em questão de dias ou semanas. Comprar seguidores não gera Retorno Sobre O Investimento (ROI), ou seja, o investimento aplicado na compra não traz resultado aos negócios. Isso acontece porque os usuários podem ser bots (programas de computador) que operam ações automatizadas, ou seja, nem existem.

Instabilidade na imagem

Você acredita que é difícil um usuário notar a compra de seguidores? Engana-se quem pensa assim. Pois muitas pessoas observam contas que estão seguindo determinado perfil e, ao identificar que muitas delas têm “aspectos estranhos”, isso pode até gerar aversão dos seguidores reais Inclusive, até a confiança dos seguidores pode ser afetada e levar a perda de credibilidade  e instabilidade para a imagem da empresa.

Violação aos Termos de Uso

Os perfis de redes sociais estão sujeitos aos Termos de Uso. Tratam-se de contrato eletrônico composto por um conjunto de diretrizes que delimitam a utilização do usuário, além de abranger a responsabilidade que este deve ter. Para quem não sabe, redes sociais como Instagram e Facebook, proíbem ações capazes de prejudicar as pessoas e, para evitar isso, atuam diariamente na identificação de medidas que levam a este fim.

Pessoas que compram seguidores violam os Termos de Uso. Como penalidade por adotar métodos impróprios, os perfis podem ter desempenho reduzido, conta bloqueada e até mesmo ser excluído da plataforma. Por isso, se antes parecia ser uma ideia excelente, as consequências geradas são gigantescas. Por isso, é importante ficar atento para não cair nesse engano.

O que fazer para conquistar seguidores da forma correta?

Um fator que muitas pessoas desconhecem, é que a compra de seguidores é capaz de afetar a segurança do usuário, pois bots podem enviar spams para a lista de seguidores e trazer consequências graves para eles. Além do mais, mensurar os resultados fica também comprometido, tendo em vista que os seguidores podem se tratar de bots.

Quem quer conquistar seguidores da forma correta deve seguir estratégias eficazes como: observar as métricas e levar conteúdos únicos e relevantes para a audiência. Pessoas com dificuldades de gerenciamento das redes sociais, podem recorrer a uma agência de marketing, pois a empresa é composta por profissionais qualificados e especializados no assunto.