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Existem diversas formas de mensurar a eficiência de um site. Entenda!

criação de site

Mensurar a eficiência de um site e uma ação muito importante para conquistar objetivos maiores e otimizar os seus resultados. E existem muitas formas de obter esse desempenho, analisando alguns dados referentes ao site. Por exemplo, uma das formas mais comuns de realizar esse levantamento é através do número de cliques. Geralmente, quanto mais cliques, maior a eficiência.

Outra forma de avaliar a eficiência e através do tempo gasto pelo usuário no site. Quanto menor o tempo gasto na plataforma, maior é a eficiência. Outros fatores, por exemplo, também podem ser utilizados como referencial de eficiência, como o número de impressões e cliques.

Toda essa análise é muito importante para descobrir se suas metas estão sendo atingidas e buscar sempre melhorar sua estratégia e alavancar seu desempenho no ambiente virtual.

Vale ressaltar que a experiência do usuário também possui relevância nessa análise e deve ser olhado com bastante cuidado

 

Mas como analisar esses indicadores?

 

Existem dois tipos de indicadores que devem ser analisados para mensurar a eficiência de um site. O primeiro analisa os dados quantitativos, como o tempo gasto no site, o número de cliques e outros dados referentes ao site. Já o segundo analisa a experiência do usuário no site, considerando a navegação na plataforma, desde o seu design até o tempo de carregamento e as ações dentro de uma página.

Para os dados quantitativos, costumamos utilizar ferramentas analíticas, que nos trazem os dados de forma detalhada, onde analisamos os indicadores desejados. Entre as ferramentas desse estilo disponíveis no mercado, o grande destaque fica para o Google Analytics, plataforma criada pelo Google para gerenciar esse tipo de dado.

Totalmente gratuito, a ferramenta monitora o tráfego de um site através do comportamento do seu usuário. Entre os principais dados analisados, estão o número de visitas ao site, separado o número de usuários de pessoas que visitaram o site pela primeira vez e usuários que já acessaram o site, origem da visita e o número vendas orgânicas ou originadas das ações de marketing.

A ferramenta se tornou praticamente indispensável na realidade dos sites, principalmente nos e-commerces e no Marketing Digital. Ela entrega aos responsáveis dessas plataformas informações fundamenteis, principalmente em relação à efetividade das campanhas publicitárias e quais possuem um maior potencial de se converterem em vendas.

Já os dados qualitativos costumam ser avaliados por interações mais diretas com o usuário. Que também são mensuráveis através do Google Analytics, onde podemos identificar e segmentar os públicos que possuem uma navegação engajada, ou seja, é possível segmentar os usuários que clicaram em algum número ou preencheram algum formulário dentro do teu site e impactá-los com outras estratégias, como remarketing numa campanha de Google Ads.