factorcomunicacao.com.br

O investimento em marketing digital deve ser realizado com cautela e estratégia bem planejada. Mas não é somente as arestas no universo on-line que devem estar ajustadas, a sua equipe interna deve se estruturar adequadamente também. Isso porque, com as demandas aumentando, existirá a necessidade de uma organização minuciosa dos setores. Caso contrário, o risco de atrair uma alta demanda e não conseguir dar conta é alto. 

Além de fugir do objetivo inicial da campanha, que era o de gerar leads e, consequentemente, retorno financeiro para a empresa. Ainda pode acabar resultando em uma visão errada da imagem da empresa, caso os serviços não consigam ser entregues a tempo ou com a qualidade esperada. Por isso é importante que o seu time de atendimento, vendas e produção estejam alinhados. Veja algumas formas de se preparar internamente antes de colocar uma campanha de marketing digital no ar. 

 

 

 

A Organização interna também norteia os resultados

 

A campanha de marketing digital atrai leads, aumenta a visibilidade da sua empresa, mas não fecha negócios. Quem faz isso é a sua equipe comercial! O que isso quer dizer, que se o seu time de vendas não estiver preparado para atender as demandas, demorar a dar respostas aos clientes, não adiantará nada ter conseguido atrair números significativos de leads, porque eles se perderão. Como não é isso que você quer, adote algumas práticas para evitar esses erros: 

 

 

Alinhando a equipe de atendimento:

 

O primeiro contato do seu lead, após clicar no link da sua campanha de marketing digital, será com o seu time de atendimento. Por isso, eles precisam estar cientes da data de início da campanha, terem pleno conhecimento do que a campanha está oferecendo, para saber responder a todos os possíveis questionamentos do lead. Essa é a porta de entrada, a primeira conquista do lead, por isso, você não pode errar. Ausência de informações, demora em dar retorno ou até mesmo um atendimento nada cordial, podem afastar o lead. 

Realizar uma reunião prévia com a sua equipe, explicando o objetivo da campanha e todos os processos que envolvem ela, evitará informações duplicadas. Lembre-se toda a sua empresa precisa estar ciente do propósito e trabalhar em cima dele. Uma empresa em que os setores não conversam, as chances de erros aparecerem constantemente é alta. Resolva todos eles antes de colocar uma campanha de marketing digital para rodar. Prepare o seu time! 

 

 

Alinhando a equipe comercial:

 

O time chave! A sua equipe comercial precisa estar munida e organizada para a campanha. São eles que irão elaborar as propostas, organizar o retorno de contato com esses leads e, de fato, fechar negócio. Por isso, antes de dar início a campanha é preciso que eles também estejam alinhados e compreendam a importância de voltar os esforços para o projeto em questão. Além disso, a sua equipe comercial será como um “termômetro”, indicando se a estratégia está dando certo ou não.

São eles que possuem os dados de entrada e saída de clientes, assim como de quantos negócios foram fechados. Dessa forma, você saberá se o investimento na campanha tem sido válido ou não. Afinal, não faz sentido ter uma campanha rodando e o seu telefone não tocar ou novos negócios serem fechados. Mas aqui vai uma observação: o seu time de vendas precisa ser ágil para não perder vendas! Algumas empresas esquecem desse ponto, investem em marketing digital, geram lead, mas a equipe comercial não consegue fechar os negócios ou não tem braço humano suficiente para concluir as etapas. Por isso, tenha cautela! 

 

 

Alinhando a equipe de produção:

 

Por último, mas não menos importante, vem o alinhamento com a sua equipe de produção. Vamos usar aqui como exemplo uma empresa de estampas de produtos. Imagine realizar uma campanha on-line para atrair leads, gerar uma demanda três vezes maior do que a rotina comum e a sua equipe não ter tempo hábil para entregar os produtos? Passar os prazos e estressar o cliente? É jogar todo um planejamento fora. E não é esse o objetivo de uma campanha. 

Então, tenha uma conversa clara com a sua equipe, procure contabilizar até quanto de demanda extras conseguem ter e entregar o serviço com alta qualidade. É por isso que é tão importante ter números claros de quanto se deseja atrair em campanhas de publicidade. Questões como essa são resolvidas na construção de objetivo e escolha de métricas a serem avaliadas. Não dispense nenhuma dessas etapas!