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Como empreendedor ou gestor de negócios certamente você já se deparou com o termo “branding” em algum momento e talvez não tenha entendido exatamente o que significava. E se isso aconteceu, sua empresa provavelmente está perdendo muitas oportunidades.

Branding é a gestão de marcas e tem fundamental importância para empresas que estão buscando seu lugar no mercado. Para trabalhar adequadamente a imagem e a marca da sua empresa você precisa compreender a importância desse processo.

 

O que é branding?

branding pode ser considerado o processo vivenciado por uma empresa com o objetivo de aumentar o relacionamento com o cliente, através da fidelização e conscientização sobre o papel da marca na vida dele. É uma mistura de estratégia de mercado , percepção de valor e posicionamento de marca que gera uma imagem única para os clientes.

Através do branding as empresas conseguem aproveitar as oportunidades para atrair e engajar as pessoas. Envolve a disseminação da promessa da marca, criando experiências agradáveis cada vez mais relevantes aos clientes.

 

Branding e as empresas

As principais marcas de sucesso que você puder se lembrar certamente realizaram muito bem o processo de branding. Elas entendem as pessoas e sabem o momento certo de agir para conquistá-las. Mas para que isso seja possível é essencial possuir processos e ferramentas bem estruturadas para identificar essas oportunidades.

É importante que o branding seja realizado por profissionais especializados que conheçam todas as nuances da criação de uma marca e as técnicas adequadas para criar uma estratégia eficiente e alcançar os objetivos desejados. Uma agência de marketing pode ajudar sua empresa nesse caminho.

 

Modalidades de Gestão de Marcas

branding é um processo que se adapta às necessidades de cada marca e é exatamente isso que o torna eficiente. Dependendo dos objetivos da empresa os processos são diferentes:

• Cobranding: Gerenciamento de parcerias com outras marcas de forma a ampliar o alcance da estratégia.

• Digital Branding: É o gerenciamento da marca na internet, que envolve as mídias sociais, sites, aplicativos e qualquer outra estratégia online.

• Place Branding: É a gestão da marca em um lugar específico, para negócios locais. Essa estratégia permite criar uma identificação entre os moradores próximos e os frequentadores locais, criando uma experiência única aos visitantes.

 

Todas as empresas deveriam se conscientizar sobre a importância de suas marcas e trabalhar no branding para gerar um diferencial e aumentar o seu potencial de destaque. Mesmo as pequenas empresas podem se beneficiar muito com o investimento nesse processo para criar estratégias mais eficientes e que gerem resultados.

O sucesso da marca está diretamente ligado ao alinhamento da sua promessa com o que é ofertado aos clientes. Isso gera confiança e credibilidade, aspectos essenciais para o crescimento das marcas.

 

Branding e o mercado

A credibilidade de uma empresa é um fator primordial para a sua imagem. Ainda mais hoje em dia, com a facilidade de divulgar notícias nas redes sociais, um erro pode manchar a imagem da empresa para sempre.

E um fator que, apesar de não ser muito lembrado, mas tem total influencia sobre a imagem é a credibilidade que a sua empresa tem em relação a suas responsabilidades. A empresa deve ter responsabilidade sobre seus compromissos. Atrasos nas entregas dos produtos vendidos, falta de resposta a clientes ou mesmo atraso no pagamento a fornecedores ou colaboradores, geram prejuízos importantes à imagem da empresa. E muitas vezes esses problemas não passam de descuidos causados pelo excesso de trabalho e falta de controle.

Uma dica simples para solucionar essas questões é o uso de um sistema de Sistema ERP, que facilita o controle diário do funcionamento da empresa. Através dos módulos disponíveis você terá total controle financeiro, controle sobre seu estoque, pedidos de orçamento, compras e vendas de produtos ou serviços, cadastro de clientes e fornecedores, da sua empresa, e poderá acompanhar todos os recebimentos e pagamentos programados e efetuados. Tudo em um só sistema para facilitar a visualização das informações.

 

A importância do Branding

Todos os dias os consumidores fazem escolhas, seja no supermercado comprando produtos para sua alimentação, ou nas lojas de roupas, ou sobre a escola em que irá matricular seus filhos. E essas escolhas são baseadas em conceitos predeterminados e concebidos previamente que determinam as suas considerações sobre o que é bom ou ruim.

O branding tem a capacidade de inserir a sua marca no rol das escolhas boas, vinculando sua empresa a sensações e experiências agradáveis e inesquecíveis, dessa forma, sua marca será lembrada como algo positivo e fará parte das escolhas dos consumidores.

A gestão de marcas é essencial para as empresas que buscam se diferenciar no mercado. Através do branding sua empresa será capaz de se tornar uma marca única e desejada, crescendo e atraindo clientes que se envolvam com a empresa e acreditem em seus ideais.