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Branding: como a agência de publicidade constrói uma marca?

Uma estratégia de branding pode tirar a sua empresa do escuro! O branding é o processo de construção, identidade e gestão de uma marca, geralmente realizado por uma agência de publicidade e propaganda. Ele representa um conjunto de estratégias que visam criar uma percepção positiva e consistente da marca na mente do consumidor, assim como lembranças e sensações que as diferenciam dos seus concorrentes.

O branding envolve a criação de uma identidade visual (logotipo, cores, tipografia, entre outros), uma personalidade de marca, uma proposta de valor única e uma mensagem de marca que será comunicada em todas as interações da marca com os consumidores.

Pense em uma marca e nas características que te fazem lembrar dela. Consegue perceber que algumas empresas têm a sua marca bem representada na mente das pessoas e, além disso, consolidada no mercado? Isto acontece pois elas passaram por um processo de fortalecimento da marca, nomeado como “branding” na agência de publicidade e propaganda.

Segundo Walter Landor, designer reconhecido como um dos pioneiros do branding, “Produtos são feitos nas fábricas, mas marcas são construídas na mente”.

A personalidade da marca é composta pelo tom de voz, discurso, logotipo, valores e pessoas que a representam. Com todos esses aspectos, a agência de publicidade cria valor além do produto vendido pela marca.

Uma marca forte e bem-sucedida gera lealdade, fidelidade e engajamento do consumidor, o que pode levar a um aumento nas vendas, na participação de mercado e na reputação online da marca. Portanto, investir em branding é fundamental para a construção de uma empresa de sucesso a longo prazo.

Devido a competitividade impulsionada pela globalização, passou a ser necessário demonstrar um diferencial na marca para se destacar em meio às demais empresas.

Por este motivo, o branding é uma estratégia muito eficaz na agência de publicidade. Ele contribui com o posicionamento da marca, a criação de valor e a fidelização de clientes.

Sendo assim, podemos afirmar que uma agência de publicidade pode construir uma marca forte por meio do branding, principalmente seguindo estas etapas importantes:

 

Definir a identidade da marca

 

Antes de criar a marca, a agência de publicidade precisa definir sua identidade e valores fundamentais. Isso inclui a identificação de sua missão, visão, propósito e posicionamento de mercado.

A criação de uma mensagem central, a definição dos canais de comunicação adequados e o desenvolvimento de uma abordagem criativa para a comunicação da marca fazem parte da criação da identidade. Os valores transmitidos através da mensagem da marca, por exemplo, colaboram para que o consumidor sinta uma conexão mais forte.

 

Desenvolver uma estratégia de comunicação

 

Uma vez que a identidade da marca tenha sido definida, a agência de publicidade precisa desenvolver uma estratégia de comunicação clara e coesa para transmitir essa identidade aos seus clientes e potenciais clientes.

Onde o público-alvo se encontra? É necessário pesquisar quais canais os possíveis consumidores costumam interagir, para que o produto possa os alcançar. Além disso, a criação de sites é essencial para que a marca possa aparecer nos resultados de busca do Google.

 

Criar uma identidade visual forte

 

A identidade visual da marca é um aspecto fundamental da sua identidade e pode ser um poderoso meio de comunicação. A agência de publicidade precisa criar um logotipo forte e coerente, juntamente com uma paleta de cores, tipografia e outros elementos visuais que representem a identidade da marca.

Criar um manual de marca é uma excelente maneira de organizar o material utilizado, como a fonte apropriada, a paleta de cores, e as imagens que combinam com a estética criada para a marca. Dessa forma, este manual servirá de apoio para a criação de conteúdos e para aplicá-lo em outras estratégias de marketing.

 

Consistência na aplicação da marca

 

Uma vez que a identidade da marca e sua estratégia de comunicação tenham sido desenvolvidas, a agência deve garantir que esses elementos sejam aplicados consistentemente em todos os seus materiais de marketing e comunicação.

Através da criação de conteúdo para web e redes sociais, a marca pode aplicar os materiais com os clientes já presentes e, além disso, cativar novos seguidores. Garantindo, assim, que a identidade visual da marca, a mensagem central e a abordagem criativa sejam refletidas em todos os materiais da marca, como site, mídia social, anúncios, apresentações e outros materiais.

 

Acompanhamento e evolução da marca

 

É essencial que a agência de publicidade acompanhe o desempenho da marca e faça ajustes conforme necessário para garantir que ela continue relevante e coerente com a identidade e valores fundamentais da agência.

Ou seja, é essencial que a marca acompanhe a performance dos seus resultados, para compreender quais estratégias deram certo e o que precisa ser melhorado.

Através destas técnicas de branding, uma agência de publicidade pode construir uma marca com potencial, definindo sua identidade, desenvolvendo uma estratégia de comunicação clara, criando uma identidade visual forte e aplicando consistentemente a marca em todos os seus materiais de marketing e comunicação.

E aí, preparado para levar o seu negócio ao próximo nível?