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O que é gerenciamento de redes sociais? Trata-se de um trabalho aplicado nessas plataformas com a finalidade de gerar mais efeitos de divulgação e vendas.  Esse recurso é muito importante para as corporações, principalmente para o relacionamento com o público. Por isso, é necessário ficar atento às estratégias de marketing adotadas nesses canais.

Para entender os sinais de que o gerenciamento de rede social da sua empresa não vai bem requer a observação de algumas circunstâncias. Conheça a seguir pontos capazes de comprometer os resultados de investimentos aplicados nessas plataformas.

 

Indicativos de erros no gerenciamento de redes sociais:

  • Estratégia mal elaborada

Usar as redes sociais para gerar mais efeitos de divulgação e vendas requer estratégia. Para atrair clientes potenciais e conseguir convertê-los em consumidor, não é uma tarefa fácil, mas é possível por meio de um plano definido. Uma das formas de obter resultado é através do marketing de conteúdo, trabalho baseado na produção de materiais específicos e relevantes para o público-alvo. Por ele, a empresa visa não apenas vender, mas ensinar algo ao cliente, solucionar problemas e trazer benefícios.

Ao utilizar a estratégia de campanhas de marketing de conteúdo, a empresa pode usar as redes sociais para divulgar os conteúdos relevantes e valiosos e, com isso, converter os potenciais clientes em consumidores. Com a ausência de estratégias ou a falta de um plano definido, as redes sociais tornam-se apenas uma plataforma de programação de postagens.

  • Baixo resultado de engajamento

Não conseguir ou ter baixo resultado de engajamento é um dos sinais de que o marketing nas redes sociais não está dando certo. Se a página possui postagens constantes, mas não há respostas do público como: curtida, compartilhamento, comentários ou favoritos, é necessário avaliar a estratégia. Pois, a falta de atenção de quem acompanha a página pode estar atrelada ao desinteresse no conteúdo. Por isso, ao iniciar uma campanha é importante avaliar antes de tudo a interação, caso seja percebido a diminuição dela pode significar que as pessoas não têm identificação com os posts.

  • Falta de atenção com o público

Um dos principais sinais de que o gerenciamento de redes sociais da sua empresa não vai bem é a falta de atenção com os seguidores. Em geral, ao entrar em uma loja física, o cliente procura informações sobre produtos ou serviços. Além do mais, ao ir à loja, o cliente pode ainda estar em busca de estabelecer uma relação com a empresa para, por exemplo, tirar dúvidas, saber de ofertas e descontos ou solucionar problemas.

Não é diferente nas redes sociais. Ao deixar o público sem resposta, as corporações podem obter como resultado o distanciamento do consumidor. Com isso, é capaz de despertar a má impressão de que as mídias sociais não são canais de resolução de respostas. E, por essa razão, não vale a pena segui-las.

  • Conteúdos iguais em todas as plataformas

As redes sociais possuem aspectos que as tornam diferentes umas das outras, o Instagram, por exemplo, é uma plataforma muito visual que utiliza, principalmente, imagens. Nela é possível falar dos bastidores da corporação, bem como ofertas ou promover conteúdo do blog. Por outro lado, o LinkedIn é um canal voltado para o mundo corporativo, geralmente utilizado para fazer parcerias, falar sobre a cultura organizacional e tratar de negócios.

É importante criar materiais para todas as plataformas onde a empresa está presente, no entanto, os conteúdos devem ser adaptados à rede. Publicar posts iguais para todas as plataformas é capaz de impactar nos resultados de divulgação e vendas. Mas vale lembrar que o tipo de rede social não deve alterar a linguagem e o tom adotado pela corporação.