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Quem usa a internet para fazer negócios sabe o quanto ela é rentável. O fato de ter um alcance muitas vezes inimaginável, é o maior atrativo desse modal. E por isso, o marketing digital ganhou espaço tanto para potencializar vendas, quanto para da maior visibilidade a empresa no mercado.

E o que o empreendedor precisa conhecer da relação entre marketing digital e vendas? Separamos aqui 6 coisas indispensáveis para ajudar aos empresários a aproveitarem o melhor dessa união.

 

1 – Aumentando as vendas com marketing de conteúdo

Uma das principais ferramentas do marketing digital é o marketing de conteúdo. Esse último trata-se de material criado para ensinar ou explicar algo que esteja relacionado aos produtos ou serviços da empresa.

Como isso funciona? As vendas hoje não seguem o movimento da empresa ir atrás do consumidor, é o contrário. Os consumidores sentem a necessidade e vão atrás daquele produto ou serviços que está arrodeado das melhores opções. O marketing de conteúdo agrega valor a marca, e não necessariamente abordará assuntos relacionados ao tipo de mercadoria que venda. Sempre traz tema que sejam pertinentes ao perfil de persona que sua empresa foque.

Então uma empresa que vende smartphone montará estratégias de conteúdos que levem aos clientes informações sobre novas tecnologias, aplicativos e outras coisas que saciem a curiosidade do consumidor, e não somente falar de modelos de celular.

 

2 – A pesquisa do mercado é fundamental

O trabalho de marketing digital e das vendas é pura pesquisa de mercado. Conhecer a fundo o que as pessoas querem, e quando irão efetivar este desejo, são questões que permeiam o trabalho de especialistas nessas áreas. Por isso, para ser eficiente nesses pontos, deve-se ir atrás de dados para fundamentar suas estratégias de marketing digital e de vendas.

Muitas ferramentas existem para isso, poderá utilizar desde aplicativos para gerar campanhas de fidelização de clientes, e até mesmo contratar sites que geram pesquisa de hábitos de consumo. É um campo aberto, e que oferece dados reais para montar uma estratégia imbatível.

 

3 – Utilizar softwares de gestão

Se precisa de informações para suas estratégias comerciais, só conseguirá com uma efetiva gestão empresarial. Precisará acompanhar desde seu financeiro até o controle do estoque para pensar nas formas que irá conquistar espaço no mercado, e mais clientes.

Logo deverá possuir um software de gestão empresarial (ERP web) que consiga reunir essas informações internas, consolide em relatórios, para depois serem usadas nas suas estratégias.

Num simples exemplo do funcionamento de sistemas assim, temos um vendedor que antes de oferecer seus produtos a determinados clientes, consultará antes se existe algum título em aberto, para depois continuar o processo de venda.

Esses programas de controle de vendas e estoque, por exemplo, darão ao analista de marketing digital, números reais dos hábitos de seus clientes. O que os torna tão necessário para empresas que desejam mais espaço na rede.

 

4 – O anúncio no momento ideal

Os trabalhos em marketing digital devem apontar quando determinadas campanhas devem ir ao ar. Para isso, essa área conta com eficientes ferramentas de análise, que garante a métrica certa.

Tão importante quando o momento certo, é a escolha do canal que irá lançar sua publicidade:

Redes sociais

– E-mails marketing

– Vídeos institucionais

– Webinar e outras ferramentas

Uma decisão que é discutida a fundo com sua equipe de marketing, ou caso não tenha, poderá contratar uma assessoria de marketing digital e explicará suas pretensões e necessidades.

 

5 – Cenário de pós-venda

Pegando carona na ideia das ferramentas que aproximam sua marca do público, elas também são ótimas para criar um cenário de pós-venda. A interação nas mídias sociais gera uma oportunidade de firmar uma linha de pós-venda que trará muitos benefícios às estratégias comerciais.

Muitos empresários esquecem dessa etapa comercial, e perdem chances de crescimento significativas. Por isso, não deixe de lado seu pós-venda.

 

6 – As mudanças no marketing digital

É importante que fique claro ao empreendedor: as estratégias do marketing digital são mutáveis. Isso quer dizer mesmo que tenha conseguido bons números com suas decisões, as mudanças no marketing digital são muito rápidas e precisam ser constantemente reavaliadas.

Em determinados momentos precisará fazer mudanças simples em sua identidade visual, pelo simples fato de não estar sendo mais eficiente com seu público alvo. É preciso muita atenção para permanecer sempre bem no mundo digital.